terça-feira, 16 abril 2024
PROCISSÃO

Igreja Católica celebra o dia de Corpus Christi

Equipe do TodoDia esteve presente em uma paróquia americanense e mostro o trabalho de voluntários na confecção dos tapetes
Por
João Victor Viana
Foto: Wagner Max / Rede TodoDia

Nesta quinta-feira, dia 8 de junho, é dia de Corpus Christi. Uma data muito importante para a comunidade católica, que celebra o sacramento da Eucaristia, quando Jesus se reuniu na ceia com os apóstolos.

A data sempre é marcada 60 dias após a Páscoa, e na quinta-feira seguinte a festa da Santíssima Trindade.

A equipe do TodoDia esteve presente na Paróquia Senhor Bom Jesus, no bairro Jardim Girassol, em Americana. Conversamos com o pároco da comunidade, padre Marcelo Fagundes, que explicou com detalhes o intuito da celebração. “A Igreja celebra a presença real de Jesus, através do pão consagrado e do vinho consagrado”, disse.

O dia de Corpus Christi é marcado pela confecção dos tapetes nas ruas e a procissão dos fiéis após a missa. Os tapetes fazem alusão a acolhida de Jesus em Jesuralém, quando foi recebido por ramos. “São sinais que vamos buscando na história. Nós enfeitamos as ruas para manifestar esse caminhar com Deus”, explica o padre.

É feito um trabalho de muito empenho por fiéis da igreja que se predispõem a ir atrás dos materiais necessários e colocar a mão na massa para confeccionar os tapetes. Na paróquia Bom Jesus, cerca de 130 pessoas chegaram às 4h da manhã e entregaram um belo resultado.

Foto: Wagner Max / Rede TodoDia
Foto: Wagner Max / Rede TodoDia

Keila Cicolin é integrante da igreja do Jardim Girassol há mais de 40 anos. Ela participou da confecção dos tapetes e demonstra a satisfação com o resultado. “É muito gratificante poder participar desse momento. É cansativo, mas ao mesmo tempo é muito prazeroso”, relatou.

Além da criatividade, ela conta que gesso, pó de serra, pó de café, tampinhas e sal, foram os principais materiais utilizados.

A comunhão entre a comunidade em uma data como essa é muito valorizada, já que em 2020 e 2021, a tradição dos tapetes foi paralisada devido a pandemia da Covid-19. “É um momento de muita alegria, união e comunhão da comunidade que se reúne para fazer esse trabalho”, menciona o pároco sobre o segundo ano da retomada.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também