sábado, 20 abril 2024

‘Kit Covid’ de Leitinho já está na mira da Câmara

O “kit Covid” anunciado pelo prefeito de Nova Odessa, Leitinho (PSD), está na mira dos vereadores e deve ser assunto logo na primeira sessão da Câmara, em fevereiro. Com minoria no Legislativo, o novo prefeito deve encontrar dificuldades para aprovar certas medidas e, segundo o presidente da Casa de Leis, Pelé (PSDB), Leitinho trabalhará sob fiscalização intensa do parlamento.

Logo no primeiro dia de governo, Leitinho determinou que a Secretaria de Saúde iniciasse estudos para a possível distribuição de dois suplementos, zinco e vitamina D, bem como, de forma preventiva, do medicamento ivermectina. O trio é popularmente chamado de “kit Covid” e não tem eficácia comprovada no combate à Covid-19.

De acordo com Pelé, a medida será questionada pelos vereadores e será assunto da primeira sessão. “Estamos pensando em como ele vai fazer essas compras, qual é a comprovação da eficácia disso. Vai dar medicamentos sem comprovação? É arriscado. Vamos pedir na primeira sessão, fazer esses questionamentos, sobre o trâmite dessa compra”, disse o presidente da Câmara.

O TODODIA questionou a prefeitura sobre as medidas – já que não há eficácia comprovada dos suplementos e da ivermectina no combate à Covid-19.

Em nota, a prefeitura informou que zinco e vitamina D “possuem efeito positivo comprovado sobre o sistema imunológico humano”. Sobre a ivermectina, a prefeitura afirmou que algumas cidades estão distribuindo para a população e que “alguns médicos também apontam ter efeito positivo sobre a imunidade das pessoas”.

O Executivo afirmou ainda que “a distribuição destes itens visa reduzir os riscos representados por uma possível contaminação pela Covid-19 na faixa etária mais sujeita a formas graves da doença, e deverá, segundo a determinação do prefeito, levar sempre em consideração a necessidade e o estado clínico do paciente”.

De acordo com a Secretaria da Saúde, “a palavra final sobre a distribuição de cada item citado, ou outros a serem apontados, será da equipe técnica da Saúde, através do respectivo Núcleo Interno de Planejamento e Combate ao Coronavírus, apenas ao final dos estudos, que tiveram início ontem. No momento, não há data para a conclusão dos trabalhos do grupo técnico, mas o prefeito pediu que essa avaliação seja feita rapidamente”.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também