quinta-feira, 25 abril 2024

Memorial pelas vítimas da covid-19 é instalado na Av. Paulista

Painel de 20 metros recebe mensagens e pinturas de centenas de corações 

Foto: Divulgação

Familiares e amigos promoveram um ato em homenagem às vítimas da covid-19 no Brasil. A ação foi proposta pela Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 (Avico) e pelo projeto de produção audiovisual “Eles poderiam estar vivos” com o apoio da Articulação dos povos indígenas do Brasil (APIB), das organizações Indígenas da Região Sudeste do Brasil (Arpin-Sudeste)e indígenas das etnias terena e guarani.

Durante o ato, criticas à condução do governo Bolsonaro da crise de saúde pública durante a pandemia foram realizadas.
“Não podemos esquecer que por enquanto chorávamos a perda das nossas pessoas mais amadas, o presidente zombava de quem estava morrendo com falta de ar por não haver respiradores suficientes”, diz Paola Falceta, presidente da Avico.
Durante depoimento á CPI da covid-19 no Senado Federal, em 2021, o epidemiologista Pedro Hallal afirmou que, segundo cálculos da pesquisa da Universidade Federal de Pelotas, 400 mil mortes da pandemia poderiam ter sido evitadas.
Até o momento, 688 mil mortes já forma registradas e mais de 34 milhões de casos confirmados.

“Não podemos deixar cair no esquecimento que os efeitos dessa pandemia poderiam ser minimizados e milhares de pessoas, como minha mãe, poderiam estar vivas se as medidas preventivas cabíveis tivessem sido tomadas”, salienta Falceta. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também