terça-feira, 23 abril 2024

Número de multas de trânsito cai 14% no ano

 Ainda assim, Americana registra média de uma infração a cada 6 minutos

Multas por excesso de velocidade tiveram aumento em relação a 2020 (Foto: Prefeitura de Americana / Divulgação)

 O comerciante Antonio Alcalde Daniel costuma ser o tipo de motorista que respeita as leis de trânsito. Dirige em baixa velocidade pela direita, não ignora sinais vermelhos, dá a preferência ao pedestre e não tira o cinto de segurança se o carro estiver em movimento. No entanto, todos os cuidados tomados por ele não evitaram que fosse multado em R$ 195,23 por ter deixado de pagar a taxa de estacionamento rotativo da Área Azul, no Centro de Americana. “Parei o carro para que a minha esposa pudesse ir até uma loja buscar um produto e, como sempre, fiquei dentro do carro caso alguém da fiscalização passasse depois dos 15 minutos permitido para que fique na vaga sem custo. Mas a fiscalização passou, eu não vi, eles não me viram e só soube que havia sido multado quando chequei o aplicativo da Carteira de Habilitação Digital”, explica o comerciante. Junto com a multa veio a perda de pontos na carteira por ter cometido a infração, que é considerada gravíssima.

Um pouco mais complicada é a situação da analista de folha de pagamento Pricila Rosa dos Anjos. Atualmente ela está passando por um curso de reciclagem por ter ultrapassado o limite de 24 pontos na carteira de motoristas, todos resultado de infrações diversas. Ela já foi multada por excesso de velocidade – que diz já ter perdido as contas de quantas vezes -, por parar em cima da faixa de pedestres, por passar com o sinal vermelho e por falar ao celular enquanto dirigia. “Meus amigos dizem que tenho cara de princesa e pé de peão, mas na verdade como tenho uma rotina muito intensa, acabo me atrasando para compromissos e quando vejo excedo um pouco na velocidade ou cometo alguma outra infração”, justifica.

Pricila comenta que tenta ser uma motorista melhor, mas mesmo que as multas diminuam, elas ainda chegam. “Agora estou passando pelo curso de reciclagem, em que tenho aulas de direção segura, por exemplo. Pretendo ficar ainda mais atenciosa”, promete.
As infrações cometidas por Antonio e Pricila se somam a outras 81.344 aplicadas em Americana apenas entre janeiro e novembro deste ano. Apesar de o número de autuações ter apresentado queda de 14,4% em relação ao mesmo período do ano passado – quando foram aplicadas 95.055 multas – a cidade ainda registra uma multa por excesso de velocidade, ultrapassagem de sinal vermelho e estacionamento irregular a cada seis minutos em média, resultando em R$ 3,7 milhões pagos por infratores ao município.
Em 2020, 50.761 pessoas foram flagradas acima da velocidade permitida por um dos 24 radares fixos e pelas seis lombadas eletrônicas espalhadas pela cidade. Outros 7.173 motoristas avançaram um dos dez semáforos que fazem o controle de parada e 37.121 deles foram multados por agentes de trânsito.
Já em 2021 houve um aumento de infrações por excesso de velocidade, sendo aplicadas 54.265 multas. No entanto houve queda no número de avanços de sinal, 5.866, e nas autuações por agentes, 21.163 ocorrências de infração.
UTRANSV
Para o diretor da Utransv (Unidade de Trânsito e Sistema Viário) de Americana, Pedro Peol, o esperado era que, por conta das restrições de circulação impostas pela pandemia da Covid-19, houvesse um número maior de infrações, e não queda. Mas ele vê como positivo o fato de os motoristas cometerem menos infrações durante este ano. “Desde o início da administração temos investido na melhoria da sinalização de solo, em alterações do sistema viário”, afirma.
Ele diz que a unidade estuda a implantação de seis novos radares em pontos em que há a ocorrência de altas velocidades, segundo levantamento do setor. No entanto a implantação deve ocorrer apenas no segundo semestre de 2022.
“O contrato com a empresa que opera os radares atualmente está prestes a vencer e a instalação de novos só pode ser feita quando for definido o responsável pelo monitoramento depois disso”, explica.
Já em relação aos radares, até fevereiro do ano que vem novos dispositivos devem ser implantados no portal de entrada da cidade. A unidade avalia ainda instalar semáforos em vários outros pontos ao longo do próximo ano.
“Temos identificado quais os lugares que precisam do semáforo, mas ainda precisamos definir quais pontos serão contemplados e a fonte de recursos para tomar a medida.”
Peol ressalta a importância do prolongamento da Avenida Bandeirantes e a alça de acesso ao Viaduto João Batista de Oliveira, com previsão de entrega para fevereiro. “Vai desafogar bastante o trânsito”, comenta.
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