terça-feira, 23 abril 2024

Paredão da represa do Rio Pirapitingui em Cosmópolis desaba e abastecimento é comprometido

O incidente aconteceu na madrugada desta quinta-feira, e pode deixar a cidade sem água nos próximos dias 

Fotos: Divulgação Defesa Civil de Americana

Na madrugada desta quinta-feira (9), um paredão que cerca a represa do Rio Pirapitingui se rompeu em Cosmópolis, e pode deixar a cidade sem água nos próximos dias.

As causas do incidente ainda são desconhecidas. O desabamento aconteceu em boa parte da estrutura e causou alagamento na altura da ponte da estrada que liga a cidade até a Indústria da usina local. Até o momento este foi o único local que sofreu o impacto, porém a força da água continua muito forte.

O prefeito da cidade Junior Felisbino (PP) publicou nas suas redes sociais que há risco de bairros que ficam próximos à barragem, como o Assentamento Milton Santos (no limite com Americana), serem afetados com a quantidade de água que o Rio Pirapitingui recebeu após o rompimento. Por isso, há um pedido para economia.

Não há registro de feridos e a ponte e o trecho que dão acesso à represa foi interditado, testemunhas que estavam pescando alegaram que ouviram árvores sendo levadas e que viram o reservatório descendo o nível rapidamente.

A prefeitura vai montar um gabinete para acompanhar os desenvolvimentos do rompimento. O prefeito lamentou, dizendo que este incidente é uma tragédia. Infelizmente aconteceu no maior reservatório, o qual abastece toda a cidade, 74 mil pessoas são abastecidas por esse reservatório, metade da água foi embora. Ele também afirmou que vai contratar mais duas bombas para a represa. Vai levar um tempo para normalizar, e provavelmente até o próximo domingo (12) a população ainda pode sentir os impactos desse rompimento.

Além do possível problema no abastecimento em Cosmópolis, também há a preocupação de que a água escoe para o Rio Jaguari e depois para o Rio Piracicaba. A Defesa Civil da cidade de Americana e da cidade de Piracicaba já foram avisadas sobre os possíveis riscos.

João Miletta, coordenador da Defesa Civil de Americana, foi até os locais com possível risco de transbordamento para monitorar e não houve inundação ou vítimas até agora. O órgão vai continuar monitorando.

Até o momento o incidente não teve reflexos na cidade de Piracicaba, disse a Defesa Civil. Às 7h de hoje o nível do rio era 2,61 metros, o que indica situação normal. O transbordamento ocorre quando atinge os 4,7 metros.

Já a Defesa Civil do Estado de São Paulo está informando os municípios que podem ser afetados por esse rompimento. Por enquanto, nenhum outro município sofreu impacto.

Fotos: Divulgação Defesa Civil de Americana

Fotos: Divulgação Defesa Civil de Americana

Fotos: Divulgação Defesa Civil de Americana

Fotos: Divulgação Defesa Civil de Americana

Fotos: Divulgação Defesa Civil de Americana

Fotos: Divulgação Defesa Civil de Americana

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também