sábado, 20 abril 2024

Promotoria abre investigação após explosão que matou operário em Paulínia

Ministério Público do Trabalho instaurou inquérito para apurar causas do acidente e investiga a Prefeitura de Paulínia e o Consórcio Paulitec, responsável pela obra na cidade  

No último dia 23, o TODODIA mostrou que a explosão de um compressor, utilizado para destruir rochas, nas obras do novo complexo viário, matou um operário (Foto: Paulínia Vista de Cima)

O MPT (Ministério Público do Trabalho) instaurou inquérito civil e investiga a Prefeitura de Paulínia e o Consórcio Paulitec pela morte de um operário durante as obras do complexo viário João Aranha, que ocorrem sobre o Rio Atibaia, em Paulínia.

A investigação da Promotoria foi aberta dois dias após o acidente que matou um funcionário e deixou outro ferido, no último dia 23. O caso está sendo conduzido pela procuradora Clarissa Ribeiro Schinestsck.

“Em despacho proferido no dia 25 de novembro, a procuradora Clarissa Ribeiro Schinestsck determinou a instauração de inquérito civil (embora a portaria ainda não tenha sido publicada), além do envio de ofícios à Polícia Civil, Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e Ministério do Trabalho, a fim de que se manifestem sobre possíveis informações obtidas por estas instituições a respeito do acidente”, informou o MPT, em nota.

No último dia 23, o TODODIA mostrou que a explosão de um compressor, utilizado para destruir rochas, nas obras do novo complexo viário, matou um operário. A explosão aconteceu por volta das 11h30.

Sobrevivente, outro trabalhador teve queimaduras de segundo grau e já recebeu alta médica na última semana após ser socorrido no Hospital Municipal de Paulínia.

A equipe trabalhava no sistema viário da nova ponte sobre o Rio Atibaia, que vai interligar a região do João Aranha ao bairro Monte Alegre.

Procurado para comentar as investigações da Promotoria, o consórcio Cidade-Paulitec afirma que ainda não foi citado no processo, por isso não se pronunciaria sobre o inquérito do MPT. Em relação ao acidente, a empresa informou, por meio de nota, colabora com as investigações e está prestando o atendimento necessários às famílias. “O acidente na obra de Paulínia ocorreu quando a empresa terceirizada, contratada para realizar o desmonte de rocha, estava realizando uma das etapas deste serviço. O atendimento às vítimas ocorreu de forma rápida, porém, infelizmente, uma delas não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital. A segunda vítima passou por atendimento médico e teve alta no mesmo dia, visto que seu estado de saúde permite acompanhamento domiciliar. Os representantes e funcionários do Consórcio se solidarizam profundamente com a dor dos familiares e amigos, e esclarece que as famílias das vítimas estão sendo assistidas psicológica e materialmente. Adicionalmente, estamos colaborando com as autoridades”, diz a nota.

A Prefeitura de Paulínia informou que não se manifestará. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também