quinta-feira, 18 abril 2024

Qualidade de vida

Por Denis Andia  

Nossa região desponta com excelentes indicadores de qualidade de vida e todas as cidades do nosso entorno buscam se aperfeiçoar a cada dia.

Minha proximidade com a evolução de Santa Bárbara d’Oeste, ao longo dos últimos anos, me permite manter viva a memória de alguns dos importantes avanços que nos levaram à primeira posição do ranking “Melhores Cidades do Brasil – 2022”, da Revista IstoÉ, divulgada neste mês de junho.

Esse é o resultado de uma ampla transformação, iniciada em 2013, da qual tive a honra e responsabilidade de conduzir como prefeito durante oito anos. Fui o primeiro prefeito reeleito da cidade e, em seguida, recebemos a confiança renovada com a eleição do nosso então vice-prefeito, e hoje prefeito, Rafael Piovezan.

De 2013 a 2020, foram mais de 250 grandes obras – em média, uma a cada 12 dias de governo. Construímos moradias populares e erradicamos todas as favelas da cidade. Passamos a ter uma nova rodoviária, um novo terminal urbano e um moderno sistema de transporte público.

Duplicamos unidades de saúde, o número de médicos e os leitos de UTI. Quadruplicamos os pediatras. Passamos a oferecer novos serviços e equipamentos de alta tecnologia em saúde para servir melhor as famílias. E, entre 2018 e 2020, o sistema de saúde municipal de Santa Bárbara d’Oeste passou por um processo de avaliação, recebendo a Certificação de Qualidade 9001, algo muito raro na saúde pública de uma cidade.

Investimos maciçamente em tecnologia para a segurança e chegamos aos menores índices de violência do Estado de São Paulo. 

Resolvemos nossas deficiências de saneamento básico e garantimos água de qualidade a todos e 100% de esgoto tratado para a cidade poder crescer.

Parcerias com Unicamp, USP e Unesp fizeram a qualidade do ensino disparar, colocando as escolas municipais barbarenses entre as melhores do Brasil. Triplicamos as creches e hoje Santa Bárbara é um dos poucos municípios que não têm fila por vagas.

Para quem é de fora, ao chegar em Santa Bárbara d’Oeste, o sentimento é de estar em uma cidade organizada. Novas avenidas e eixos de desenvolvimento econômico que, aliados aos avanços acima lembrados, permitiram que a taxa de desemprego do município, hoje, seja de apenas 0,72% – quando a média nacional e regional está entre 10% e 12%.

O que fizemos em Santa Bárbara d’Oeste foi trabalhar pensando única e exclusivamente na cidade que os barbarenses desejam. Unimos ideias e o bem-querer de todos, através de uma gestão moderna e determinada.

Hoje, o cidadão barbarense tem muito orgulho da cidade onde vive e acredito que somos um bom exemplo de que é possível termos cidades e um país ainda melhor! Essa é uma breve passagem na história de Santa Bárbara d’Oeste. Poucos mas vigorosos anos de uma profunda transformação – uma colaboração para o desenvolvimento da nossa região. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também