quinta-feira, 25 abril 2024

Região Metropolitana de Campinas encerrou 2022, com crescimento no turismo

O valor, com base nos indicadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representa um crescimento de 35,2% sobre 2021 

Foto: Reprodução/Internet

A pandemia impôs medidas de isolamento social, o que afetou profundamente todos os setores incluindo o de turismo, mas aos poucos os setores estão se recuperando, e em 2022 houve um crescimento significativo em viagens e hospedagens.

Na Região Metropolitana de Campinas gastos com viagens e hospedagens somaram R$ 1.9702.816.147 bilhão em 2022, conforme apontou o estudo do IPC Maps (Índice de Potencial de Consumo), quando o faturamento do segmento atingiu R$ 1.457.628.134 milhão.

Campinas é um dos principais destinos para viagens corporativas e de eventos, e recebeu a maior parte dos gastos de turistas no ano passado: R$ 803.515.462, volume 51,1% superior ao registrado em 2021. No ano passado, a cidade fechou com 268 empresas de alojamento em atividade, número 16,3% inferior ao do ano anterior.

“Os números do IPC Maps refletem o que foi o ano de 2022 para o mercado de hotelaria e viagens na região de Campinas, com uma forte retomada das ocupações decorrente da volta dos eventos corporativos e de negócios, principalmente, além das festas, que acabam levando hóspedes para os hotéis”, relata Vanderlei Costa, presidente do Campinas e Região Convention & Vistors Bureau (CRC&VB).

Diretor de Alimentos e Bebidas da Rede Vitória Hotéis, Rodrigo Porto, com cinco unidades no RMC, conta que o grupo também sentiu a repercussão positivas do ano passado. Em 2022, a Rede Vitória Hotéis bateu recorde histórico de faturamento, com aumento de 36% sobre 2021, devido a retomada dos eventos corporativos, hospedagens e, também, com o movimento nos restaurantes do grupo em Campinas, Paulínia e Indaiatuba. 

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