quarta-feira, 24 abril 2024

Sem prazo, reforma da ETE é incluída em plano

Já considerada uma novela diante dos constantes adiamentos, a reforma da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Carioba foi incluída entre os 25 itens do plano de medidas elaborado pelo Comitê de Retomada Econômica de Americana. Apesar disso, ainda não há prazo concreto para que a obra seja iniciada.
Conforme havia adiantado o TODODIA na última terça, o plano foi elaborado sob coordenação do secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros, ao lado de representantes de outras secretarias e também de diversas associações, entidades e instituições da cidade.
O plano tem o objetivo de melhorar o ambiente de negócios da cidade e foi divulgado publicamente ontem em entrevista coletiva.
O documento contempla medidas de marketing positivo da cidade para atrair e manter empresas, busca de parcerias para capacitação profissional, o Refis (Programa de Recuperação Fiscal) – que será implantado no dia 10 de maio -, busca de parceria para revitalização do Centro, ajustes na Área Azul e a reforma da ETE.
A intervenção na estação é solicitada pelo Ministério Público em TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado pela prefeitura em 2017 e vencido no ano passado, e necessária para que cerca de 40 empresas têxteis possam obter a renovação de suas licenças de operação, já que precisam do bom funcionamento da estação, hoje com eficiência abaixo do recomendado.
Mesmo incluída no plano, a reforma não tem data prevista para começar. Questionado sobre isso na coletiva, o prefeito Chico Sardelli (PV) disse que o assunto está em andamento, sem cravar data.
“Tivemos uma reunião hoje pela manhã sobre isso, estamos trabalhando, estivemos no MP também para tratar disso. Está previsto a qualquer momento darmos início, mas a prefeitura sozinha não tem condição. Precisamos de ajuda do empresariado para dar conta”, disse.
Segundo informações da prefeitura, a reforma da ETE foi incluída no plano porque “é responsável pelo tratamento de esgoto da indústria, que também tem parte na estação”.
O presidente da Associação ETE Carioba, formada pelos empresários cujas indústrias tratam seus efluentes na unidade, Dilézio Ciamarro, confirmou que as tratativas com a prefeitura foram retomadas.
“Estamos conversando, tivemos uma reunião com o prefeito há 15 dias e ele pediu até semana que vem para apresentar números e prazos. Vamos conversar sobre a retomada da ETE e as empresas estão sim propensas a ajudar, da forma que sempre participamos. Vai ser uma reunião importante pra gente retomar e fazer essas obras, necessárias para retomada da cidade e para as empresas, por conta das licenças”, afirmou.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também