sexta-feira, 19 abril 2024

Setor de turismo tem saldo positivo na região

Agências relatam bons resultados deste ano e tem altas expectativas para 2023  

Os anos de 2020 e 2021 foram os piores anos para vários setores, mas principalmente para o setor de Turismo. Nesses dois últimos anos com a paralisação da economia, por conta da pandemia do coronavírus, muitas empresas viram o faturamento cair drasticamente.Mas com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a retomada da economia em 2022, os empresários do ramo puderam presenciar a volta das viagens, passeios e excursões.

Um dos membros do Conselho Municipal de Turismo de Americana e dono da agência de turismo Vambora Viagens, Gilson Batista, precisou fechar seu espaço físico no início da pandemia e passou a trabalhar de casa.

Hoje, mesmo com a volta das viagens, Gilson segue sem um ponto comercial da agência, mas relata uma melhora nas vendas e uma procura maior dos clientes.

“Temos alguns destinos que se a gente não tomar cuidado não tem mais vaga! O turismo tem muito para crescer, mais do que já vem crescendo.”, conta Batista.

Anselmo Júnior da Costa, um dos proprietários da agência American Tour de Americana, conta que na pandemia eles conseguiram manter os funcionários e o espaço físico, mas para isso tiveram que recorrer à venda de produtos alimentícios para obter alguma fonte de renda.

Em novembro de 2022 a agência registra um bom faturamento do ano de retomada do setor. Anselmo conta que os números deste ano já são próximos aos anos anteriores da pandemia.

“Esse ano a gente não tem o que reclamar! Todas as pessoas que estavam com viagens pendentes estão realizando. E teve a tal da demanda reprimida, onde todo mundo não aguentava mais ficar preso dentro de casa. Agora, em 2022, as pessoas perceberam que tem que viajar, que tem que distrair”, explica o Anselmo.

Para os dois empresários, 2023 será o ano em que as agências irão retomar o ritmo de vendas. A expectativa se dá pelos bons resultados de 2022 e dos relatos de clientes que estão a fim de tirar o tempo perdido de viagens durante a pandemia.

“As pessoas estão procurando novidades, buscando destinos diferentes! E as regiões, como nordeste estão lançando outros destinos, roteiros que a gente não conhecia. O crescimento de 2023 vai ser muito legal!”, relata Gilson.

“Todos os nossos grupos de 2023 estão com saídas garantidas. Então, as pessoas estão nos procurando cada vez mais. Estão mais confiantes em poder viajar. Os locais: hotéis e aviões estão mais seguros”, informa um dos donos da American Tour.

Segundo o ministro do Turismo Carlos Alberto Gomes de Brito, no segundo semestre deste ano, a expectativa é que o setor cresça 63% em relação ao mesmo período de 2021. Com a retomada do turismo, poderão ser gerados no setor de serviços, aproximadamente, 673 mil empregos. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também