quinta-feira, 18 abril 2024

Trilhos dão lugar a ciclovia em Santa Bárbara

Trecho do antigo ramal da Fepasa que atravessava Santa Bárbara d’Oeste – desativado desde os anos 90 – está se transformado em uma ciclovia. Os velhos trilhos serviram de nível para a concretagem. 

As obras começaram em meados de maio, nas imediações da SP-304 (na região do Sartori), e já chegaram ao antigo pontilhão da Fepasa, sobre a Rua Anhanguera (entre a Vila Godoy e o Jardim Conceição). 

O novo equipamento foi dando uma nova configuração à paisagem urbana, ao longo de toda a Avenida Cristóvão Colombo. 

Em 30 dias, pelos planos da prefeitura, a via será conectada à rotatória da Avenida Conceição Martins Machado, onde já começa uma ciclovia de 2,8 km, que vai até o Planalto do Sol, na Zona Leste. As bikes já circulam por todo o trecho, ao longo da Avenida São Paulo. 

O projeto Ciclovia nos Trilhos vai custar cerca de R$ 200 mil aos cofres públicos e revitalizar uma faixa de terra que estava abandonada. Desde o fim do transporte ferroviário, o trecho só juntou mato, ou foi ocupado irregularmente por canteiros, uma horta ou outra. 

NOVO CENÁRIO | Trilhos desativados desde os anos 90 (Foto: Ernesto Rodrigues | TodoDia Imagem)

A proposta é garantir uma opção de locomoção rápida e segura para quem usa bicicleta, além de remodelar as calçadas usadas por pedestres. Todo a extensão da via está ganhando iluminação de LED.  A grande vantagem é que o terreno é plano. 

A parte concretada ainda não foi entregue ao público. Os servidores ainda executam os serviços de paisagismo. 

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Cléber Canteiro, a proposta da administração é intercalar as ciclovias e ciclofaixas de toda a cidade. “É um projeto que interessa, e teve todo o apoio, dos técnicos da mobilidade urbana”, disse. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também