sábado, 20 julho 2024

Diálogos: Educação Física e a diversidade é o tema da próxima edição, 8

Convidada será a professora e pesquisadora Dra. Roberta Gaio.
Por
Redação
Imagem: Clube da Foto/SB

Que os benefícios da Educação Física vão muito além dos aspectos motores não é novidade. O que pouco se sabe sobre o assunto é o quanto ela pode favorecer o relacionamento humano por meio do contexto da diversidade. E será essa a pauta da próxima edição do Diálogos.

A convidada que vai debater a questão será a pesquisadora e professora Dra. Roberta Gaio. Em entrevista à TV Todo Dia ela afirmou que a Educação Física é uma área de conhecimento que oferece um conjunto de possibilidades de atividades motoras e esportivas que são verdadeiras ferramentas pedagógicas que favorecerem o relacionamento entre as pessoas.

“A diversidade e a prática esportiva, individual ou coletiva, é sempre um instrumento educativo que favorece o desenvolvimento das melhores qualidades humanas, propiciando encontros, conexões e aprendizagens. Eu trabalho muito com ginástica rítmica, um esporte que possibilita estar com o outro, porque essa modalidade envolve elementos corporais, música e aparelhos, com influência da arte, em coreografias de conjunto e individual. Vamos aprofundar essa conversa com o Anderson, no programa.”, adiantou a professora.

O jornalista Anderson Junque, apresentador do Diálogos afirmou que a professora vem inaugurar um assunto que ainda não foi explorado no Diálogos.

“A professora e, também, pesquisadora Roberta Gaio é uma especialista na ginástica rítmica, uma modalidade que envolve o movimento, a arte e aparelhos. Trabalhar a modalidade no alto rendimento requer uma equipe multidisciplinar, isto é, uma somatória de muitos profissionais. Vamos explorar esse universo, que para nós é diferente, e que vem para agregar. Será uma oportunidade única de compreender o esporte, sua beleza e seus benefícios”, explicou Junque.

A entrevista vai ao ar na segunda-feira (08) de julho, às 22h30, pela TV TODODIA 14.1 e pelo portal da TV TODODIA (www.tvtododia.com.br), com reprise na quinta-feira (11) junho, às 22h30, horário de Brasília. O internauta também terá acesso ao conteúdo canal do Youtube (tvtododia.oficial).

Sobre a convidada:

Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP e em Filosofia pela Universidade Norte do Paraná – Londrina/PR, especialização em Ginástica Rítmica pelas Faculdades Integradas Castelo Branco – RJ, especialização em Motricidade Humana pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP, Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP. Professora dos Programas de Pós-Graduação – Mestrado em Educação Física da Universidade Metodista de Piracicaba/SP de 2000 a 20006 e Mestrado em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda de 2009 a 2011. Idealizadora, coordenadora e professora do projeto de Extensão – Ginástica Rítmica Popular – da Universidade Metodista de Piracicaba/SP de 1989 a 2006, com representação da cidade Piracicaba nos Jogos Regionais e Abertos. Coordena o projeto de extensão GGDSAL – Grupo de ginástica e dança do UNISAL/Liceu – Campinas/SP de 2014 a 2023. Autora e organizadora de diversos livros na área da Educação e Educação Física. Desenvolve pesquisas relativas aos temas: Diversidade da condição humana, Inclusão e Formação Profissional; Manifestações Culturais de Ginástica e Dança na Escola. Atualmente é docente e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da Universidade do Vale do Sapucai – MG (UNIVÀS). e é membro dos grupos de pesquisa da UFAM e UNICID.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também