quinta-feira, 23 maio 2024
TV TODODIA

Diálogos: educação inclusiva é o tema da próxima edição, 29

Convidada será a pesquisadora em Educação, doutoranda pela Unicamp, Ariana Regina das Dores.
Por
Redação
Foto: Clube da Foto/SB

Quando se olha para a sociedade, nitidamente, é possível observar sua pluralidade e diversidade. A escola é um ambiente que reflete esse princípio social. Em outras palavras, o ecossistema escolar deve garantir espaço para todos.

A compreensão dessa lógica é proposta pelo processo da educação inclusiva, que será debatida na próxima edição do Diálogos, 29. Quem vai refletir sobre esse assunto será a pesquisadora em Educação, doutoranda pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Ariana Regina das Dores.

Em entrevista à TV Todo Dia, Ariana afirmou que esse debate, que compreende a inclusão no contexto escolar, precisa ser valorizado e pautado com frequência.

“Nós temos muita legislação sobre o assunto, mas é preciso ir além. É preciso debater, é preciso informar, é preciso refletir. O programa Diálogos abre um espaço valoroso para ampliar essa reflexão sobre a educação inclusiva com a sociedade”, comentou.

O jornalista Anderson Junque, apresentador do Diálogos, disse que a pesquisadora Ariana Regina das Dores vem estimular um debate fundamental e atual.

“A escola é um ambiente de acolhimento, de troca, de crescimento. É um ambiente, portanto, que inclui. A pesquisadora Ariana vai refletir sobre esse assunto com profundidade na próxima edição do Diálogos. Sua fala é muito importante para professores e para os pais. É uma reflexão fundamental para os nossos dias”, adiantou.

A entrevista vai ao ar na segunda-feira (29), às 22h30, pela TV TODODIA 14.1 e pelo portal da TV TODODIA (www.tvtododia.com.br), com reprise na quinta-feira (02) maio, às 22h30, horário de Brasília. O internauta também terá acesso ao conteúdo canal do Youtube (tvtododia.oficial).

Sobre a convidada:

Ariana Regina das Dores possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (2007); Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (2020); Pós-graduação em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Futura (2018); Pós-graduação em Autismo pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) (2017); Pós-graduação em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) (2015); Pós-graduação em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Pernambuco em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) (2014); Pós-graduação em Educação Especial e Inclusão pela Faculdade Brasil (2013); Pós-graduação em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação São Luís (2012). Atualmente é professora de Educação Básica da Prefeitura Municipal de Nova Odessa – SP e da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste – SP e Orientadora de Polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial e Inclusiva, AEE (Atendimento Educacional Especializado), Ensino Superior e EAD. Cursa Segunda Licenciatura em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e Doutorado em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) onde vem realizando estudos e pesquisas na área da utilização da Inteligência Artificial na Educação.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também