sábado, 20 julho 2024

Diálogos: Paulo Freire é o assunto da próxima edição, 10

Convidado será o professor colaborador da Unicamp e do programa de pós-graduação da Universidade Sorocaba, Dr. Renato Polli.
Por
Redação

A próxima edição do programa Diálogos, 10 de junho, vai tratar sobre a vida e a obra de Paulo Freire. Para aprofundar a biografia do educador, e especialmente seu método de conhecimento, estará no Diálogos o professor da Unicamp e do programa de pós-graduação da Universidade Sorocaba, Dr. Renato Polli.

“Eu tenho acompanhado o programa Diálogos. Esse é um espaço muito democrático, especialmente para os educadores compartilharem seus conhecimentos nas diferentes áreas. Eu vou dar a minha contribuição falando sobre o educador Paulo Freire e a sua importância para a Educação”, adiantou Polli.

O jornalista Anderson Junque, apresentador do Diálogos, disse que a vinda do professor Renato era aguardada por muitos educadores que acompanham o Diálogos.

“O nome do professor Renato Polli foi sugerido várias vezes pelos professores que acompanham o programa. Como pesquisador em Filosofia e História da Educação, ele virá para contextualizar historicamente a importância do educador Paulo Freire e a sua contribuição para a Educação no Brasil e também no mundo”, afirmou Junque.

A entrevista vai ao ar na segunda-feira (10) de junho, às 22h30, pela TV TODODIA 14.1 e pelo portal da TV TODODIA (www.tvtododia.com.br), com reprise na quinta-feira (13) junho, às 22h30, horário de Brasília. O internauta também terá acesso ao conteúdo canal do Youtube (tvtododia.oficial).

Sobre o convidado:

Professor Adjunto junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Sorocaba (Uniso), atuando na linha de pesquisa Política, Gestão e História da Educação. Professor colaborador junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP, atuando na linha de pesquisa Filosofia e História da Educação. Possui graduação em Filosofia pela PUCCamp (1989), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Plínio Augusto Amaral (1999), mestrado em História Social pela PUC-SP (1995) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2006). Pós-doutorado em Educação junto à Faculdade de Educação da UNICAMP, na linha de pesquisa Política, Ética e Educação (2019), com supervisão de César Nunes e período de estudos em Portugal sob a supervisão de Rui Trindade (Universidade do Porto). Pós-doutorado em estudos interdisciplinares junto ao Centro de Estudos Interdisciplinares do século 20 da Universidade de Coimbra (Portugal), com supervisão de Joaquim Luís Medeiros Alcoforado. Foi pesquisador colaborador junto à Faculdade de Educação da Unicamp (2019-2021). É líder do grupo de estudos e pesquisas em História da Educação Escolar, no Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Sorocaba, membro e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação (PAIDEIA), do Departamento de Filosofia e História da Educação da UNICAMP e editor adjunto da Revista Filosofia e Educação (FE-UNICAMP). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Epistemologia (GEPEE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro convidado e coordenador do EIP (Grupo de Estudos Ensino e Inovação Pedagógica) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Membro do Comitê Científico e do Conselho Fiscal do Instituto Nacional de Pesquisas e Promoção dos Direitos Humanos (INPPDH). Atuou como músico e compositor entre 1981 e 1996. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e História da Educação, Ética e Educação, Direitos Humanos e Políticas Públicas Educacionais. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão escolar, pensamento freireano, ética, formação de professores, construção curricular, história econômica e social e filosofia da religião. Tem experiência como docente na educação básica e no ensino superior. Publicou 32 livros (entre autorais e organizados), 44 capítulos de livros e artigos científicos em revistas especializadas. Também possui experiência como gestor educacional, tendo sido diretor de escola cooperativista (2005-2012), Assessor especial educacional (secretário adjunto) (2013-2015) e secretário municipal de educação de Jundiaí-SP (2015-2016).

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também