terça-feira, 15 outubro 2024
TV TODODIA

Diálogos: poesia é o tema da edição desta segunda-feira (19), às 23h

Convidado será o educador e poeta, de Santa Bárbara d´Oeste, James Ribeiro.
Por
Redação
Foto: Clube da Foto/SB

Afirmar que há poesia em uma obra de arte é, de algum modo, endossar que existe ali, o belo, o encantador e o que leva o ser humano a um estado de contemplação.

A poesia está em todas as artes: literatura, música, escultura, fotografia e além. Está no mundo e o seu estado contemplativo estabelece uma relação direta com a essência do humano. O programa Diálogos de logo mais às 23h, vai tratar dessas questões.

O convidado que irá debater o assunto será o educador e poeta, James Ribeiro, que em entrevista à TV TODO DIA endossou a importância da poesia na vida humana.

A poesia é fundamental ao existir humano. E o poeta ao escrevê-la dá ao mundo um grande presente em forma de reflexão, de pensamento. Nós vamos conversar sobre essas questões no Diálogos, contextualizando para a vida prática“, adiantou James.

O jornalista Anderson Junque disse que entrevistar James Ribeiro foi uma oportunidade de dialogar sobre a vida humana em uma outra perspectiva.

Eu gosto de tratar dessas questões, de falar da essência humana, do belo, do que encanta. Tratar disso é ouvir o não dito, é ler o não escrito, é receber o presente que todos os dias está à nossa frente. A ida do James ao Diálogos foi uma grande oportunidade de enriquecimento, e todos que assistirem o programa irão se beneficiar.

Quem o conhece, sabe do seu potencial poético. E agora vamos levar isso para um número maior de pessoas”, explicou Junque.

A entrevista vai ao ar hoje, nesta segunda-feira (19), às 23h, pela TV TODO DIA, sinal 14 (aberto), canal 8 da Claro TV, e pelo portal www.tododia.com.br). O internauta também terá acesso ao conteúdo pelo canal do Youtube (tvtododia.oficial).

Sobre o convidado:
James Ribeiro ministra ao professorado, agentes e dirigentes o curso “diversidade cultural – um olhar antirracista”, pela Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara d’Oeste/SP, é monitor cultural, professor, ator, diretor de espetáculos, desde 2010, pela Secretaria de educação de Santa Bárbara d’Oeste. Trabalha junto à escola Padre Victório desde 2015, com diversos espetáculos e apresentações premiadas desde então. É gestor formativo e de capacitação (linguagem étnico racial e comunicação periférica) da OSC São Judas Tadeu em Sumaré, junto ao projeto Inclusão Produtiva, é poeta marginal, atualmente ministra aulas de poesia marginal e periférica com o projeto Poeme-se Periferia no município de Santa Bárbara d’Oeste. Colaborador da banca da FGV (Fundação Getúlio Vargas) de heteroidentificação. Diretor estadual da Nação Hip Hop Brasil. Idealizador da Batalha do Garrafão (batalhas de rima – 2013) e do projeto Poeme-se Periferia (2019) e A caminho de Orum (2022). Ganhou o prêmio destaque cultural do ano pela Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, no ano de 2018, pelos trabalhos realizados com o Hip-Hop e poesia marginal. Ganhou a medalha Zumbi dos Palmares em 2019, pela realização do projeto Poeme-se Periferia. Participou da coletânea literária Meraki e Parada Poética com poesias autorais.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também