Home Cultura Um suspense cômico

Um suspense cômico

Espetáculo ‘Nunca Desça as Escadas’ será apresentado hoje no Teatro Municipal Castro Mendes em Campinas
by Denis Carvalho

A Cia. Bivolt sobe ao palco do Teatro Municipal Castro Mendes, em Campinas, na noite de hoje (9), para apresentar um espetáculo que ela mesmo descreve como um suspense cômico. 

Com início programado para as 20h, a peça que tem roteiro e direção de Vitor Paranhos, apresenta a história de uma atriz veterana solitária que vive presa a suas grandes conquistas do passado. Contando com a companhia somente do seu mordomo, ela passa seus dias e noites contemplando suas prateleiras repletas de premiações por suas performances. 

A história toda promete uma grande reviravolta a partir da chegada de uma atriz inexperiente em sua vida, trazendo consigo situações que podem lhe ferir profundamente seu ego, seu orgulho e colocando a prova os seus limites. A única regra imposta é: nunca desça as escadas! 

PROPOSTA 

O diretor Vitor Paranhos, que também atua no espetáculo, explica que o espetáculo surge do desejo de trazer como protagonista uma personagem com idade avançada afim de questionar os arquétipos que normalmente ocupam destaque em uma obra. “Através da protagonista é possível discutir questões relacionadas ao machismo intrínsecas no meio artístico e a forma como por muitas vezes a “embalagem conta mais que o conteúdo”, diz. 

PROVOCAÇÕES 

Ele alerta ainda que, apesar do tom cômico, as provocações que a peça busca fazer podem ser desconfortáveis. “Além de divertir, e por vezes causar desconforto na plateia nas horas de maior tensão na dramaturgia, o espetáculo propõe uma reflexão acerca da brevidade do sucesso, da linha tênue entre a glória e o fracasso e dos mecanismos midiáticos”, conta Paranhos. 

INDEPENDENTE 

“Nunca Desça as Escadas” foi desenvolvido em um formato independente pela Cia. Bivolt. No palco, Amanda Moreira, Demétrios Augustus, Henrique Vieira, Isabela Dentini e Vitor Paranhos se desdobram para dar vida a narrativa por eles construída. 

“O espetáculo foi levantado de forma independente, sem qualquer patrocínio ou subsídio governamental, portanto as dificuldades foram inúmeras, da produção à logística de ensaios e trocas de atores. Depois de algumas outras formações, finalmente em 2018 o elenco foi fechado e os ensaios intensificados”, completa o diretor. 

A peça “Nunca Desça as Escadas”, da Cia Bivolt, está em cartaz hoje, às 20h, no Teatro Castro Mendes, que fica na Rua Conselheiro Gomide, 62, na Vila Industrial em Campinas. 

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This