Home Brasil + Mundo Vacinação contra a Pólio termina amanhã

Vacinação contra a Pólio termina amanhã

Índice de crianças de 0 a 5 anos que já tomaram a imunização estava em 35% da meta, segundo último balanço
by Da Redação

Crianças com idade de 1 a 5 anos têm até esta sexta-feira (30) para receber a vacina contra a poliomielite, quando se encerra a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite na rede pública de saúde.

De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde, divulgado no dia 26, apenas 35% do público-alvo já tinham sido vacinados, o que corresponde a 4 milhões de crianças nessa faixa etária.

Faltam, portanto, vacinar 7,3 milhões de crianças para que se atinja a meta de imunizar 11,5 milhões do público-alvo.

A campanha teve início no dia 5 de outubro e está ocorrendo simultaneamente à campanha de multivacinação, que tem por objetivo atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Segundo o balanço divulgado no dia 26, a maior cobertura vacinal ocorreu no Amapá, com 62,59% de cobertura, seguido da Paraíba, com 50,11%.

A menor cobertura é em Rondônia, com 11,76%. Em nota, o Ministério informou que, de acordo com os dados preliminares, até o momento 232 (4,16%) municípios atingiram a meta de 95% de crianças vacinadas.

“Entre o público-alvo da vacinação, a maior cobertura, até o momento, foi registrada entre as crianças de 2 anos de idade (35,33%) e a menor cobertura foi entre as crianças de 3 anos (34,23%). Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacinação. A vacina oral de poliomielite (VOP) protege contra dois sorotipos do poliovírus (1 e 3) e a vacina inativada (VIP), contra os três sorotipos (1, 2 e 3)”, informou por meio de nota o Ministério da Saúde.

Ainda de acordo com a pasta, é recomendado que crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, sejam avaliadas pelo serviço de saúde antes de tomar a vacina.

O Ministério, no entanto, garante que a vacina “é extremamente segura e possui eficácia entre 90% e 95% para a VOP”.

 

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This