Home Cidades Vacinação contra gripe inicia 2ª etapa na quinta

Vacinação contra gripe inicia 2ª etapa na quinta

A etapa tem como prioridade imunizar ainda profissionais de saúde e agentes de segurança e salvamento
by Pedro Heiderich

A primeira fase da campanha de vacinação contra a gripe acaba amanhã (15). Na região, os municípios cumpriram a meta preconizada pelo governo do Estado de São Paulo, de vacinar 90% dos idosos. A etapa tem como prioridade imunizar ainda profissionais de saúde e agentes de segurança e salvamento. 

A Secretaria de Saúde de Americana divulgou balanço na noite de quarta-feira (8) no qual informava que já havia atingido a meta da campanha. O município já havia vacinado cerca de 32 mil pessoas, sendo 27.955 idosos. 

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Simone Maciel, destacou a importância do município já ter vacinado essa quantidade de idosos. “Americana já atingiu a meta e isso é muito importante quando a gente pensa na imunização desse grupo de risco”, avaliou. “Que a população idosa que ainda não se vacinou procure as unidades de saúde”, completou. 

A vacina está disponível, das 8h às 16h, em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e Núcleo de Especialidades. Já o sistema de drive thru, em que a vacina é aplicada dentro do veículo, vai continuar em dois pontos: na UBS do bairro Parque Gramado e no Núcleo de Especialidades. 

Nova Odessa já imunizou 100% dos idosos, principal público-alvo da campanha. A vacinação segue, com pouco movimento. Segundo balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, apenas 121 doses foram aplicadas ontem. 

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara informa que a campanha segue para pacientes agendados. Já foram aplicadas 21.807 doses. Na faixa etária dos idosos, a vacinação chegou a 97,21%. 

A Prefeitura de Hortolândia informa que foram aplicadas 21.869 doses da vacina contra a gripe – 113% da meta. De acordo com a Secretaria de Saúde, esse número leva em conta idosos que estejam na casa de familiares. 

A vacinação está parada no município, aguardando nova remessa de doses que deve chegar hoje, conforme previsão da Secretaria Estadual de Saúde informada pela prefeitura. 

A Prefeitura de Sumaré não informou sobre o balanço da campanha. 

PÚBLICO ALVO 

Na quinta-feira (16) começa a segunda etapa, com foco em doentes crônicos, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, presos, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo e portuários. 

O Dia D ocorre dia 9 de maio. A partir daí, também serão vacinados professores, crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, adultos de 55 a 59 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o nascimento do bebê), população indígena e pessoas com deficiência. A campanha termina no dia 22 de maio. 

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This