PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

As diferentes formas de ser amado

Já quero começar este texto dizendo que sim, faço terapia. Incrível né, poder conhecer seus limites e poder se relacionar de forma mais positiva.

PUBLICIDADE

Isso parece utópico, mas não é. O autor Gary Chapman, autor do livro “As 5 linguagens do amor”, ótima leitura por sinal, diz que existem basicamente 5 linguagens pelas quais expressamos e compreendemos o amor.

Somos diferentes, e por isso sempre digo: respeite o seu ser e respeite o amiguinho!

PUBLICIDADE

Se você em algum momento se sentiu injustiçado por fazer “tudo” por alguém e mesmo assim ser acusado de não ter feito o bastante, reflita sobre o fato de que uma coisa é certa em um relacionamento: não adianta fazer tudo pelo outro, faça somente o que ele espera receber, sem anular as suas próprias vontades, claro.

Eu não acredito que existe a forma certa ou errada de amar, mas segundo o autor, nós nos encaixamos basicamente em 5 grupos: palavras de afirmação, atos de serviço, tempo de qualidade, toque físico e presentes.

PUBLICIDADE

Então vou falar um pouco de cada um dos grupos, a fim de te ajudar a conhecer a forma com que você se sente melhor amada e também ter relacionamentos mais positivos.

Acredito veemente que quem sabe se amar, sabe dar e receber amor.

Na prática, podemos perceber que nos identificamos em dois ou mais grupos, porém um certamente se destacará.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest
Amar pra mim é …. cultivar a minha fé

Vamos às definições, segundo o livro:

Palavras de afirmação

Quem não gosta de ouvir palavras positivas e de empoderamento?

São sentenças expressas em elogios como “o jantar estava ótimo”, afirmações como “acho que você faz isso muito bem”, e incentivos como “vai dar tudo certo”.

Isso é positivo tanto para quem ouve quanto para quem fala, uma vez que este ato é uma forma de demonstrar sentimentos e crenças positivas e verbalizar seu amor pela pessoa.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest
Amar é …. poder incentivar criativamente minha equipe

Tempo de qualidade

Valorizar os momentos ao lado das pessoas que amamos e estar completamente conectados com elas aqui e agora. Este tempo de qualidade vai além da presença física, uma vez que diz respeito a estar de corpo e alma com o outro. Nos dias atuais, com tantas distrações como as redes sociais e internet, ter este tempo de qualidade é ainda mais um ato de amor por si mesmo e pelo outro, pelo parceiro, parceira, pelos filhos, familiares, amigos e colegas. É a dedicação a um tempo exclusivo, ainda que pequeno. Esta demonstração de amor pode aparecer aparecer nas conversas de qualidade, nos passeios, ao assistirem TV juntos, etc.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest
Amar é …. ser tia

Presentes

Os presentes, quando no contexto das 5 linguagens do amor, representam uma forma que a pessoas encontra para materializar seus sentimentos pelo outro e demonstrar sua afeição e carinho. Para alguns, não precisa ter um valor financeiro alto para serem importantes, pois, às vezes, um bilhete escrito no guardanapo de papel pode ser o presente perfeito para expressar aquele sentimento, comprar uma pizza, dar uma joia (gosto demais deste kkk). Por outro lado, muitas pessoas valorizam muito o custo daquilo que lhes é ofertado, bem como o tempo dado pela pessoa para escolher e oferecer-lhe aquele mimo. Se você conhece alguém assim ou valoriza muitos presentes, esta deve ser sua linguagem do amor predominante.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest
Amar é …. ter bons amigos

Atos de serviços

Pessoas que têm como linguagem os atos de serviço são aquelas que fazem questão de oferecer seus préstimos ao outro como forma de demostrar seu amor. Possuem verdadeira necessidade de ajudar, de colocar a mão na massa e doar seu trabalho.

Eu tenho grandes amigos com esta característica, então acredito que “Atos e Serviços” é a forma que gosto de receber e demonstrar o amor.

Indivíduos com esta característica não medem esforços para ajudar, gostam de receber bem as pessoas e oferecer seu melhor para que tenham a melhor experiência possível ao seu lado, por meio de suas ações e serviços. Aqui, o que você faz fala mais alto do que qualquer palavra.

Toque físico

O contato pele com pele, mão com mão, corpo com corpo, rosto com rosto, são exemplos de como o toque físico também é uma poderosa forma de demonstrar sentimentos positivos e materializar o amor. Quando nos perdemos por horas no colo do pai ou da mãe, compreendemos ainda melhor como o amor se torna algo tocável.

No nascimento do filho, quando pela primeira vez mãe e bebê se encontram, o amor transborda e marca para sempre suas vidas e histórias por meio daquele primeiro toque. Pessoas que gostam de abraçar e de tocar o outro para expressar o que sentem são exemplos desta linguagem do amor manifestada. O importante é saber quando, como e onde tocar a pessoa. Ex.: beijos, abraços, por a mão no ombro, relações sexuais etc.

Comece a observar mais, perceba os sinais, família, amigos, parceiros, aprenda a se comunicar de forma correta, para que a empatia, respeito e cumplicidade aumentem, assim como a sua qualidade de vida.

Quanto mais você se conhece, mais simples a vida se torna. Quando sabemos o que queremos e como queremos, mais fácil o caminho.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest
Amar é …. ter minha família sempre junto

 

Espero ter te ajudado com esta leitura.

Ótima semana!

Mili Anjos

#oSEUmelhor

 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Pin It on Pinterest

Share This