quinta-feira, 25 abril 2024

Carnaval sem ressaca

Como você está? No pique para a folia? Vai levar as crianças na matinê ou vai rolar aquela ressaca ? Bem, por aqui certamente. Sejamos sinceros, sempre juramos que nunca mais, e sempre fazemos de novo e de novo. Fato!!!

Então, vamos para as regrinhas básicas que eu espero que você não deixe de fazer.

Beba muita água

 
A mais óbvia das dicas, né! Mas não faz mal reforçar, até porque esse é, de longe, o conselho mais importante que posso dar. Aquela dor de cabeça monstruosa que vem no dia pós-bebedeira é um sintoma da desidratação. Obviamente, não basta tomar um ou dois copos d’água para resolver o problema: o corpo precisa de litros de água e tempos de absorção para voltar à normalidade.

Chegou na loucura? Dois copos de água antes de cair na cama e uma garrafa ao lado, porque uma coisa é certa… você vai acordar no meio da noite com aquela secura danada e as chances de você levantar para buscar água na cozinha são mínimas. Então, seja uma pessoa prevenida.

Abusar dos isotônicos e investir na água de coco, que é um isotônico natural, repõe todos os eletrólitos necessários.

Durma bem
 

 
É claro que você vai passar o dia todo funcionando a meia potência – no meu caso dias (risos). Volte a dormir sem culpa, porque se você não se recuperar tendo um bom sono nas primeiras 10h pós-bebedeira, você certamente irá arrastar esta moleza por muito mais tempo. A falta de sono causa irritação, cansaço e instabilidade emocional.

Por conta da desidratação, a dor de cabeça é comum e a sensibilidade à luz e som também. Então, certifique-se de que o sol vai raiar e a cortina está bem fechada, livre de claridade e som.

Café com Ovo

 
Se conseguir, como antes mesmo de dormir, mas se não for possível, faça isso assim que acordar e tome café… os seus vasos sanguíneos aumentam de espessura, o que faz o sangue circular melhor e alivia a dor de cabeça (mas atente-se, porque o café também tem ação diurética). Sem contar que a cafeína vai dar aquele gás que você precisa para passar o dia.

E coma ovo, seja cozido, mexido ou no pão. Ele contém cisteína, que ajuda a eliminar a toxina gerada da reação do álcool no corpo. Se você não come ovo, pode ser o brócolis.

Você tem enjoo? Gengibre nele! Ele acalma o estômago, pode ser no chá, no suco…

E pode comer doce sem culpa, porque o nosso nível de glicose cai bastante. Como você deve saber, a glicose dá energia e a falta dela deixa a gente cansado.

Se preferir uma fruta, a banana é uma ótima opção. Ela não só aumenta o açúcar no sangue, como é fonte de potássio. Caso você não saiba, o potássio é eliminado na urina toda vez que a gente vai ao banheiro e o nosso corpo precisa desse nutriente. Batatas chips e suco de laranja também podem ser ótimas ideias.

Para amenizar os efeitos da ressaca, tenha uma alimentação leve, pobre em gorduras, rica em frutas, vegetais e líquidos.

 

 
Como prevenir a ressaca

 
Quando bebemos de estômago cheio, a ressaca é outra. Os alimentos diminuem a difusão do álcool pelas paredes do estômago e retardam a passagem do álcool para o intestino, onde ele é rapidamente absorvido.

Dessa forma, o álcool entra gradualmente na corrente sanguínea e demora mais tempo para chegar ao cérebro.

Procure ingerir alimentos que irão proteger o seu fígado. Inclua na sua refeição alimentos com gordura poli-insaturada, peixes, azeite, alho, suco de beterraba.

 

 
 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também