Home Opinião Você é ambicioso

Você é ambicioso

by tododia

Uma conversa recente que tive com uma pessoa querida e que faz parte do meu dia a dia me fez refletir bastante sobre a palavra ambição e de quais formas as pessoas podem nos ler ou interpretar.

Sempre tive um preconceito com essa palavra. Não sei se isso surgiu por ter assistido a novela Celebridade, da TV Globo, que em sua abertura apareciam palavras fortes, dentre elas ambição. Ou por a palavra sempre estar atrelada a personagens gananciosos. A verdade é que nunca a enxerguei com bons olhos. Só busquei outra leitura quando ela foi direcionada a mim. Não é uma palavra muito utilizada no meu vocabulário e também não a ouço no dos que me rodeiam. Mas quando penso sobre ela é inevitável não a atrelar à cobiça e ganancia.

Pensando por outro lado, cobiça também não é uma palavra ruim, desde que você não cobice o que é do outro. E é engraçado ver como palavras podem ter significados diferentes para as pessoas. No papo em questão, o substantivo foi utilizado para conotar a minha força de vontade, perseverança e foco. Embora tenha gerado questionamentos internos, é muito importante destacar que sei da intenção positiva em seu uso.

Diante disso, me vi obrigado a procurar no dicionário os significados dela. E para minha surpresa, apesar de estar atrelada às demais palavras que aqui citei, também está a alcançar objetivos, obter sucesso e outras finalidades positivas. Também é curioso como as pessoas são capazes de nos interpretar através de outros recursos que não a fala. O gestual conta muito e a nossa expressão corporal é capaz de dizer muito além do que a nossa própria boca.

Nessa mesma conversa recebi uma devolutiva muito positiva sobre quem sou e no que acredito. Sobre a minha força e também sobre ser persistente no que acredito. E foi muito engraçado enxergar como somos de certa forma lidos e somente por sinais que nosso corpo emite. Nunca expus muito sobre a minha vida ou jornada a esta pessoa.

É preciso muito conhecimento de indivíduo para avaliar tão bem o outro. Sensibilidade também. Trago essa conversa a público hoje para denotar a importância de repensarmos nossa postura mediante as situações. Assim como passei uma boa impressão, em outros momentos podemos ser interpretados de forma incorreta. E isso principalmente em situações de estresse e pressão.

Engraçado pensar que o corpo se expressa além da fala. O gestual, a postura, como nos portamos, tudo isso conta. Seja no trabalho, em casa com a família e amigos, ou em uma entrevista de emprego.

O ideal é ser sempre sincero com os seus sentimentos e não mentir para agradar ou estar em uma posição que não é a sua.

Por fim, chego à conclusão de que sim, sou ambicioso, pois quero o melhor para mim e aos que estão ao meu entorno. Quero poder fazer mais e chegar além, mas com os pés no chão e grande cautela.

O cuidado aqui fica por conta de uma linha bem fina, que pode levar à ganância, por querer sempre mais e não portar gratidão pelo adquirido até então. E também pela cobiça, não só do querer para si e buscar por isso, mas por desejar o que é do outro e tentar alcançar isso.

E pra você, ser ambicioso é algo bom ou ruim? Você se considera ambicioso? Que fique a reflexão.

Escrito por: Marcos Barbosa, jornalista e apresentador

Sugestões

Deixe um comentário




Enter Captcha Here :

Pin It on Pinterest

Share This