Home Especiais Volvo XC40 T5 Hybrid oferece motor elétrico por 50 km e outro a gasolina que gasta pouco

Volvo XC40 T5 Hybrid oferece motor elétrico por 50 km e outro a gasolina que gasta pouco

by Folhapress

Enquanto carros puramente elétricos vão chegando aos poucos ao Brasil e enfrentando uma certa desconfiança de quem está acostumado a abastecer seus veículos com gasolina, a Volvo investe pesado nos híbridos plug-ins. 

A reportagem testou o utilitário esportivo XC40 T5 Hybrid e ele funciona da seguinte maneira: com as baterias carregadas, ele pode rodar até cerca de 50 km consumindo somente eletricidade. A potência dele equivale a 82 cv de potência e bons 16,3 kgfm de torque assim que o motorista toca o acelerador. Não precisa subir o giro para ganhar força como em um carro a gasolina. 

Mas há também um 1.5 a gasolina de três cilindros turbo que rende 180 cv e 27 kgfm de força. Combinados, chega a 262 cv e 43,6 kgfm. 

O motor a gasolina é acionado quando a bateria do elétrico acaba ou quando o motorista precisa de mais potência. Eles podem funcionar juntos, dando um desempenho de carro esportivo para o SUV. 

A bateria pode ser carregada pelo próprio motor a gasolina, pela força das frenagens ou na tomada. Na cidade de São Paulo há diversos pontos de abastecimento. A Volvo também vende um carregador para instalação na casa ou no prédio do proprietário. 

Durante o teste, o XC40 hybrid chegou a fazer quase 30 km/l com poucos acionamentos do 1.5 turbo. Com a bateria zerada propositalmente, o consumo de combustível aumentou para cerca de 11,5 km/ com uso direto, marca ainda boa para um utilitário de luxo compacto. 

Ele ainda oferece direção semi-autônoma. Em rodovia bem sinalizada, é possível programar o carro para ficar na faixa de rolagem na velocidade programada. Ele freia, acelera e vira o volante, mas o motorista precisa ficar o tempo todo com as duas mãos na direção para o sistema não desativar. 

O preço para ter um Volvo com motor elétrico ainda é alto. Ele é vendido somente na versão topo de linha R-Line por R$ 264.950. 

A meta da marca é ambiciosa, que é chegar a 50% de suas vendas somente com carros elétricos até 2025. Enquanto isso, o primeiro passo está sendo dado com versões híbridas de todos os modelos oferecidos no Brasil, como o XC40. 

Por Fernando Pedroso 

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This