Home Cidades Zoonoses encontra morcego com raiva em Americana

Zoonoses encontra morcego com raiva em Americana

É o segundo caso registrado neste ano; animal não teve contato com humanos ou cães e gatos
by Leon Botão

Um morcego infectado com o vírus da raiva foi encontrado no Parque das Nações, em Americana, desencadeando ações de prevenção no bairro por parte do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) do município. Esse é o segundo caso em 2020 e o quinto desde 2003. Não há registros de contato do morcego com humanos, cães ou gatos – principais transmissores do vírus para as pessoas.

De acordo com informações do CCZ, o morcego estava morto quando foi encontrado no quintal de uma casa na Rua Tanzânia. O morador da residência acionou a Prefeitura e o animal foi recolhido e analisado. De acordo com a Zoonoses, como não houve contato do morcego infectado com humanos ou outros animais, “as atividades desencadeadas apenas fazem parte do monitoramento da circulação viral”.

O CCZ elaborou um material impresso com diversas orientações aos moradores e está entregando na região. Além do material, os agentes também estão orientando a população sobre como proceder caso encontre um morcego caído no interior da residência, além da importância de manter os cães e gatos com a vacinação em dia.

Serão trabalhados em torno de 1.300 imóveis que estão localizados num raio de 500 metros do local onde foi localizado o morcego positivo para a raiva, segundo o CCZ.

O órgão explicou que, quando se encontra um morcego com raiva no município, significa que há a circulação do vírus na região.

“As ações preconizadas pelo Ministério da Saúde são apenas educativas e visam orientar sobre a importância de se manter a vacinação antirrábica em dia, de cães e gatos, que é anual, e como proceder em caso de o morador se deparar com o animal na residência”, trouxe a nota do CCZ.

INFORMAÇÃO

No material entregue nas casas do Parque das Nações, o CCZ informa que a raiva é um vírus fatal e sem tratamento e cura e reforça a importância da vacinação. Além disso, o órgão recomenda que, em caso de localização de morcegos caídos no chão, a população entre em contato pelo telefone (19) 3467-1187.

Também de acordo com o órgão, desde 2003, o vírus da raiva só foi constatado em cinco morcegos na cidade, sendo dois em 2020.

Antes disso, a cidade teve um caso de raiva em um cavalo no Clube dos Cavaleiros, em 2002, e em um gato, no Iate Clube de Campinas, em 1996.

Sugestões

Deixe um comentário




Enter Captcha Here :

Pin It on Pinterest

Share This