domingo, 28 abril 2024
SAÚDE PREVENTIVA

Atendimentos da Carreta da Mamografia iniciam nesta terça em Limeira

Vão ser entregues 50 senhas por dia durante a semana e no sábado, em horário reduzido serão distribuídas 25 senhas
Por
VITÓRIA SILVA
Foto: Divulgação Prefeitura de Limeira

Nesta segunda-feira (14), o prefeito Mario Botion foi ao Parque Cidade para verificar a chegada da “Carreta da Mamografia” em Limeira, que vai oferecer exame gratuito com foco em mulheres de 50 a 69 anos. A iniciativa é da Secretaria Estadual da Saúde, do programa “Mulheres de Peito”. Começa terça-feira (15) e vai até o dia 26 de agosto.


A carreta ficará estacionada ao lado do Vô Lucato e da pista de skate, no Parque Cidade. O secretário da Saúde, Vitor Santos e o vereador Elias Barbosa, acompanharam o prefeito na visita à carreta.


“Agradeço ao vereador Elias Barbosa pela intermediação junto ao deputado estadual Oseias de Madureira, que por sua vez, articulou com a Secretaria Estadual da Saúde a vinda desse importante serviço a Limeira”, frisou Botion.


Elias Barbosa comentou sobre a relevância da iniciativa e da disposição de ampliar a oferta de atendimento à saúde da mulher. “Hoje mostramos, mais uma vez, nosso interesse de trabalhar por toda Limeira, pois essa ação dará mais acessibilidade às mulheres ao exame de mamografia”, disse o vereador.


Já o secretário Vitor Santos ressaltou que o programa “Mulheres de Peito” vai complementar todos os esforços da Secretaria de Saúde para zerar a demanda pela mamografia. E também falou sobre a importância do exame, como forma de detectar o câncer de mama ainda em estágio inicial.


O programa é para mulheres de 50 a 69 anos e para ter acesso ao exame, é necessário apenas apresentar o RG e o Cartão SUS. Para mulheres abaixo dessa idade, de 35 a 49 anos, é preciso levar o pedido médico, RG e o Cartão SUS. E o mesmo vale para mulheres acima de 70 anos, que também precisam do pedido médico. Além dos requisitos citados, só poderão realizar o exame as mulheres que estão há mais de 1 ano sem fazer o exame de mamografia.


Distribuição de senhas
Os atendimentos vão ser de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Serão entregues 50 senhas por dia, por ordem de chegada. Já no sábado, o funcionamento será das 8h às 12h, com entrega de 25 senhas.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também