sexta-feira, 22 novembro 2024
AMERICANA

Oficina de Fotojornalismo no MAC acontece nesta quarta-feira (27)

Curso comandado por Emiliano Capozoli é gratuito e tem idade mínima de 16 anos
Por
Ana Flávia Defavari
Foto: Divulgação | Emiliano Capozoli

Nesta quarta-feira (27) Americana recebe a Oficina Pontos MIS – Fotojornalismo, das 14h às 18h no MAC (Museu de Arte Contemporânea). A oficina é gratuita e tem idade mínima de 16 anos, as inscrições devem ser feitas através do email mac@americana.sp.gov.br, pelo telefone (19) 3408-4825 ou presencialmente antes do início do curso.

A oficina será ministrada pelo jornalista Emiliano Capozoli, repórter fotográfico desde 2002 e videorrepórter desde 2012, foi vencedor dos prêmios, Prêmio Abril de Jornalismo 2013 e 2016; Prêmio Globo de Jornalismo 2016.

O curso tem objetivo de incentivar os alunos a pensarem o passo a passo de uma pauta fotográfica dentro de um jornal diário, da produção da pauta a maneiras de abordar o assunto e qual tipo de foto é preciso trazer para a redação. O curso será dividido em cinco partes:

• História do fotojornalismo – o que é uma pauta fotográfica, como produzir uma pauta e como legendar fotos
• Estrutura de uma fotorreportagem – narrativa, retrato e relações pessoais
• Saída fotográfica
• Edição final – legendas e discussão em grupo do material produzido
• Autoavaliação

O programa Pontos MIS é realizado em Americana através da parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo de Americana e o Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

O MAC Americana fica no CCL (Centro de Cultura e Lazer), na Avenida Brasil, nº 1.293.

Emiliano Capozoli

Estudou Cinema em Paris, na Université Nouvelle Sobornne Paris 3 em 2007 durante um ano e em 2011 concluiu o mestrado em fotojornalismo e fotografia documental na London College of Communication, em Londres.

Capozoli colaborou com grandes revistas e jornais do Brasil como a Veja, Istoé, Exame, Época, Folha de S. Paulo, The Sun, UOL, Terra entre outros.

Ele já teve suas fotos expostas na Inglaterra, França, Suécia e Brasil. Sendo professor já trabalhou no Cine-Sesc SP, Instituto Internacional de Fotografia em S. Paulo, Oficinas do Governo do Estado de SP e Oficinas MIS.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também