Os vilões para quem quer iniciar o ano fazendo exercícios físicos
Correr atrás do prejuízo logo na saída não resolve
Ano novo chegou e com ele o momento de refletir sobre o que foi feito e planejar as metas para 2024. Isso acontece em várias áreas: na vida financeira, no amor e também em relação ao cuidado com o corpo e a saúde: fazer dieta, marcar consultas médicas e praticar exercícios físicos costumam ser algumas das atitudes de início de ano, já que o sedentarismo e a procrastinação muitas vezes andam lado a lado.
Colocar em prática a frase : “Este ano vou entrar na academia” é um desafio para muitos, que têm como principal atividade física levantar o controle remoto da TV ou fazer agachamento apenas para sentar e levantar da poltrona.
Correr atrás do prejuízo logo na saída não resolve. Para quem nunca levantou peso, por exemplo, não adianta entrar em uma academia e colocar uma carga em excesso; quem nunca correu não pode fazer um exercício de explosão, pois, ao invés de ajudar, pode prejudicar a saúde ou até mesmo matar. O professor de Medicina do Esporte e coordenador de Medicina do Centro Universitário São Camilo, Raphael Einsfeld, dá dicas para quem quer iniciar uma rotina de atividades físicas sem traumas e sem riscos.
Segundo ele, existe um pequeno passo para quem quer iniciar o ano de bem com a saúde. “O número mágico é fazer pelo menos 150 minutos por semana das atividades que a pessoa mais gosta, ou seja, aquela que lhe dá mais prazer. Estudos mostram que apenas 20 a 25 de minutos de atividades diárias, durante seis vezes por semana, já comprovam melhoria para a saúde”, explicou Einsfeld.
Entrar em uma academia se não gosta de musculação ou de esteira pode ser um desincentivo. Além de desmotivar, a pessoa pode parar o condicionamento e voltar a ser sedentário. O importante é fazer algo que goste e, assim, possa entrar em seu dia a dia. A pessoa deve começar devagar e aumentar progressivamente o nível e o tempo de exercícios. “Pode começar com 15 minutos, se achar mais conveniente. O importante é aumentar o gasto energético”, disse o professor do Centro Universitário São Camilo. Ele indica o horário da manhã, se possível, para o iniciante se exercitar, como uma forma de evitar a procrastinação.
As 10 dicas do professor Raphael Einsfeld são:
1.Faça algo que goste;
2.Comece devagar;
3.Sinta seu corpo. Ele avisa quanto deve parar.
4.A consistência é melhor do que a intensidade.
5.Não use a falta de dinheiro como desculpa;
6.Crie metas e se recompense;
7.Procure companhia de alguém para fazer exercícios;
8.Encaixe a atividade física em sua rotina;
9.Ao menor sinal de dor ao se exercitar, pare.
10.Escolha um horário que você não arranje uma desculpa para não cumprir depois e pare de se sabotar.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta terça-feira
Programa oferece 50 mil oportunidades de financiamento estudantil para o segundo semestre de 2026; resultado da chamada única será divulgado em 16 de novembro
Novas regras de atendimento ao consumidor começam a valer no Brasil
Decreto obriga empresas a oferecer atendimento humano por telefone e canais digitais, estabelece prazos para respostas e facilita o cancelamento de serviços
Prêmio da Mega-Sena acumula e chega a R$ 46 milhões
Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 3080; próximo sorteio será na quarta-feira (4)