TV AO VIVO
TODODIA 3 de novembro de 2026
Brasil & Mundo
ENSINO SUPERIOR

Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta terça-feira

Programa oferece 50 mil oportunidades de financiamento estudantil para o segundo semestre de 2026; resultado da chamada única será divulgado em 16 de novembro

Compartilhar WhatsApp Facebook
Ouça esta matéria· 2 min

Voz gerada por inteligência artificial

Prazo termina nesta terça-feira (3). Foto: José Cruz/Agência Brasil

As inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referentes ao segundo semestre de 2026, terminam nesta terça-feira (3). Os interessados devem se cadastrar exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando o login da conta Gov.br.

Nesta edição, o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza 50 mil vagas em instituições privadas de ensino superior de todo o país. O programa financia mensalidades de cursos de graduação e permite que o estudante pague os valores financiados após a conclusão da faculdade, conforme as condições estabelecidas.

As vagas remanescentes são destinadas exclusivamente à contratação do financiamento para o segundo semestre letivo de 2026, sem possibilidade de prorrogação do prazo.

Quem pode participar
Para concorrer, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos nas cinco provas e nota superior a zero na redação. Não são aceitos resultados de candidatos que fizeram o exame na condição de treineiros.

Também é exigida renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.

Os candidatos pré-selecionados deverão comprovar que têm condições de acompanhar as atividades acadêmicas e cumprir a frequência mínima exigida pela instituição de ensino durante o segundo semestre de 2026.

Distribuição das vagas
Das 50 mil oportunidades disponíveis, metade será reservada a candidatos com renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo e inscrição atualizada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Para essa modalidade, serão consideradas as informações cadastrais atualizadas até 8 de outubro de 2026. Os estudantes pré-selecionados poderão solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais, conforme as regras do programa.

O resultado da chamada única está previsto para 16 de novembro.

Esta matéria foi útil para você?

Guilherme Pierangeli TODODIA — jornalismo das regiões de Campinas e Piracicaba
ver matérias ›

Newsletter TODODIA

As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.

Ao se inscrever você concorda em receber a newsletter diária do TODODIA. Cancele quando quiser, com um clique no rodapé do e-mail. Política de privacidade.