A Prefeitura de Sumaré inaugura nesta sexta-feira (9) um sistema de videomonitoramento do Cemitério da Saudade. Implantado em parceria com a iniciativa privada e vistoriada pelo prefeito Luiz Dalben, a iniciativa busca intensificar patrulhamento feito pela Guarda Municipal no local, principalmente para evitar furtos de peças de bronze e depredações.
“Nosso objetivo é coibir essas ações, além de auxiliar no trabalho de identificação dos criminosos”, explicou o prefeito.
O cemitério tem 62 quadras e aproximadamente 25 mil sepulturas. A segurança do local, com ronda da GM pelos arredores, foi intensificada após o relato do sumiço de peças dos túmulos.
No último dia 29 de junho, por exemplo, o cadáver de um senhor de 71 anos foi violado por desconhecidos, que levaram uma corrente e um relógio sepultados com o falecido. O corpo foi achado no dia seguinte, fora da cova.
Além do videomonitoramento, a iniciativa da prefeitura contempla ainda a entrega de uniformes aos servidores e um toldo móvel – de apoio ao traslado, que vai beneficiar especialmente em períodos de chuvas. A inauguração será às 14h.
Além da segurança, a prefeitura diz estar trabalhando no Cemitério da Saudade e no Velóri em serviços de manutenção, como limpeza, roçagem, varrição e reparos em todo o espaço, além de pintura interna e de guias, paisagismo e poda de árvores.