O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (30) um alerta de grande perigo para o Rio Grande do Sul e litoral sul de Santa Catarina. Há possibilidades de chuvas acima de 100 mm/dia, risco de alagamentos e transbordamentos de rios com deslizamentos de encostas.
O corpo de um homem, de 65 anos, foi encontrado pela população na manhã desta terça-feira (30) em Paverama, na região do Vale do Taquari. Outro homem, de 69 anos, foi localizado morto na noite desta segunda-feira (29). Ambos tentaram atravessar uma área alagada e o veículo foi levado pela enxurrada.
De acordo com o Inmet, a situação de perigo permanece, no mínimo, até quinta-feira (2) devido à atuação de um sistema frontal no Sul do país e são previstos ventos de 100 km/h. Existe o risco ainda de quedas de granizo e árvores, além de problemas com energia elétrica.
“A semana se inicia com tempestade devido uma área de baixa pressão atmosférica que deve favorecer a formação de instabilidades em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Porém, entre quarta e quinta-feira, um sistema frontal sobre o oceano intensifica a chuva nestas áreas, com volumes significativos e mais abrangentes, acompanhados de trovoadas e rajadas de vento”, informou o Inmet.