segunda-feira, 25 novembro 2024

Procon alerta sobre golpe em Sumaré

A Secretaria Municipal de Controle Interno e Transparência de Sumaré, por intermédio do Procon Municipal, emitiu ontem um alerta à população solicitando atenção para evitar um novo golpe na praça.

Segundo o órgão de defesa do consumidor, uma pessoa identificada como “Doutora Ana Paula Resende” está se passando por coordenadora do Procon.

Por meio de ligação telefônica, ela faz contato com consumidores em nome do órgão e informa que o “consumidor” tem dívida com determinada empresa; e que deve pagar imediatamente sob pena de ter seu nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito.

Após a intimidação, ela indica o número de uma conta bancária para que a pessoa faça depósito de determinada quantia correspondente à suposta dívida.

O Procon, que não divulgou se já houve vítimas do golpe, esclarece que é órgão oficial de proteção e defesa do consumidor, e que os funcionários que trabalham na fiscalização presencial são devidamente uniformizados e portam credenciais visando orientar o comerciante e os consumidores de forma geral.Além disso, os fiscais do Procon não fazem contatos telefônicos para a finalidade de cobrança.

O órgão de defesa do consumidor afirma ainda que qualquer reclamação de relação de consumo levada ao Procon é tratada pessoalmente na sede do serviço, e que a “suposta coordenadora” não pertence ao quadro de funcionários do Procon de Sumaré.

Para qualquer consumidor ou comerciante que for abordado pessoalmente ou via ligação telefônica por alguém se passando por funcionário do Procon para cobrar dívidas a orientação é registrar imediatamente um boletim de ocorrência por se tratar de golpe.

Em seguida, o órgão pede para que o Procon Municipal seja informado, por meio dos telefones (19) 3873-8856 ou 3873-8857.

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