sábado, 28 setembro 2024

Ipês Floridos

Por Ailton Gonçalves Dias Filho, Pastor Presbiteriano
Por
Por Ailton Gonçalves Dias Filho
Foto: Reprodução

Neste mês de junho nossas cidades ficaram mais bonitas e ornamentadas com a florada de nossos ipês. Nossas ruas e avenidas receberam uma coloração lilás, ficando mais belas e mais amenas. É a capacidade singela que a natureza tem de nos surpreender. É o milagre da vida que acontece todos os dias, todos os anos.


Já afirmei neste espaço que Deus é jardineiro. Um jardineiro muito exibido. Ele gosta de mostrar suas exuberâncias. O salmista sabia disso e dizia em sua poesia: “Que variedade, Senhor, nas tuas obras! Todas com sabedoria as fizeste; cheia está a terra das tuas riquezas”. Ele diz ainda: “Avigoram-se as árvores do Senhor e os cedros do Líbano que ele plantou”. Como disse, Deus é jardineiro. Ele planta árvores e as faz florir no tempo certo.


No sermão da montanha, proferido por Jesus de Nazaré, ele nos orienta a olhar para a natureza e descobrir nela valores dos atributos divinos. “Observai as aves do céu…”, ensina ele. “Considerai como crescem os lírios do campo…”, apregoa ele. Convido o leitor de nossa região a olhar para nossos ipês floridos. Lindos. Exuberantes. Obra de um Deus exibido e amoroso, que gosta do que é belo. Ver nesses ipês floridos símbolos da providência divina para conosco. Símbolo de uma renovação que o Divino pode fazer também em nossa vida. Símbolo do cuidado amoroso, milagroso, que acontece todos os dias em que tenhamos consciência. Símbolo do poder renovador que Deus dotou a própria natureza.


Que saibamos olhar para a natureza. Ver nela a obra do Criador. O Deus jardineiro, que nos criou e nos colocou num jardim. Que saibamos perceber a beleza de uma flor, de uma florada de ipês. De variedades de cores: roxo, lilás, amarelo. Não nos esqueçamos do salmista: “Que variedade, Senhor, nas tuas obras…”.
Que a natureza nos ensine suas lições. Que possamos ver, além do jardim, o misterioso jardineiro que é Deus. Exibido. Exagerado. Mas, extremamente amoroso!
Olhem para os ipês floridos! Apreciem o visual. Curtam o belo!
É isso!

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também