O Hospital São Francisco de Americana realizou neste sábado (29,) a cerimônia de lançamento da revista “HSF 80 Anos Cuidando de Gerações”, que celebra as oito décadas de história da instituição. O evento aconteceu no novo ambulatório da unidade.
Sendo o primeiro hospital da história da cidade de Americana, a fundação exata do São Francisco aconteceu em 1942. De lá para cá, 5.222 funcionários fizeram parte da jornada, mais de 120 mil vidas foram concebidas e muitas histórias construídas. A partir disso, surgiu a ideia de produzir a revista, que documenta e divulga a grandiosa trajetória.
Na cerimônia para lançamento do exemplar estiveram presentes médicos e funcionários do Hospital, além de autoridades municipais e parceiros comerciais.
O Sr. Douglas Apparecido Guzzo foi o grande condutor de todo o evento. Aos 87 anos de idade, está à frente do hospital desde 1999, primeiro como provedor e desde 2017 como presidente, quando a instituição passou a ter um novo modelo de administração e governança.
“Eu chego ao hospital aonde existia uma certa discórdia entre os grupos funcionais e operacionais. Então nós começamos de baixo para cima, dando estrutura a todos, verificando quais eram os pontos fracos e adotando políticas de planejamento. O verbo ‘fazer’ foi o que nós usamos até hoje”, disse Guzzo.
Para que se chegasse ao resultado entregue, o trabalho de pesquisa e apuração foi extenso, baseando-se principalmente nas atas. A revista traz uma linha do tempo, detalhando os feitos de cada gestão que passou pelo hospital, além de destacar setores importantes como Maternidade, UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e outros.
Eduardo Pereira, Gestor Hospitalar, definiu o lançamento da revista como uma conquista. “Para nós é como se tivesse nascido um filho, essa revista é um filho que nasceu e que vai ficar marcado para as outras gerações que virão. O Hospital São Francisco é um exemplo em Americana do que a cidade pode construir e já construiu”, afirmou.
Quem também esteve presente e falou ao público durante o evento foi o prefeito Chico Sardelli (PL), que, inclusive, nasceu no Hospital São Francisco. “É uma história, uma vida, são 80 anos. Estou muito feliz, como prefeito, de poder estar nessa cerimônia no hospital onde nasci em 1956. Parabéns a todos que ajudaram a construir essa história”.
A revista foi distribuída aos que estiveram presentes no lançamento. Na sequência, a distribuição será feita em bibliotecas e outros espaços pela cidade, além de áreas do segmento médico, como consultórios. De forma online, o exemplar pode ser consultado por meio do site oficial no Hospital São Francisco de Americana.