Desde a última segunda-feira (13), equipes da Prefeitura de Sumaré estão mobilizadas para atender famílias atingidas pelos alagamentos provocados pela cheia do Ribeirão Quilombo.
O rio recebeu uma grande quantidade de água das chuvas na região e, em pontos isolados da cidade, ocorreram transbordamentos, especialmente na área verde Três Pontes.
Entretanto, no final da tarde de anteontem (13), o nível do rio já tinha voltado ao normal e, aos poucos, as famílias já estava retornando para as casas ontem.
Por orientação do prefeito Luiz Dalben (PPS), diversas secretarias municipais foram mobilizadas numa “força-tarefa” visando prestar o atendimento à população.
Por precaução, 12 famílias passaram a noite de segunda-feira na Escola Municipal Antônio Palioto, onde a prefeitura instalou “ponto de apoio” aos moradores, oferecendo alimentação, colchonetes, roupas da “Boutique Solidária” – projeto do Fundo Social de Solidariedade – e kits de higiene pessoal.
Ontem (14) cedo, uma equipe do Fundo Social de Solidariedade já estava na Escola Antônio Palioto para preparar a refeição da manhã para as famílias. Teve café, leite, pão, bolachas, suco, achocolatados e frutas, servidos para 30 pessoas. Por volta das 11h30, teve almoço com cardápio variado, saladas e frutas.
A atenção também esteve voltada aos animais de estimação que receberam ração, água e outros cuidados especiais.
A Defesa Civil iniciou a operação limpeza, com visitas aos locais afetados e a distribuição de kits com produtos de limpeza.