sábado, 27 abril 2024

Sectur promete estação restaurada em 8 meses em Americana

A restauração completa da estação ferroviária de Americana, deverá ser concluída em oito meses. A informação foi divulgada ontem pela Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) da Prefeitura de Americana. 

As obras no prédio, que é patrimônio arquitetônico da cidade, foram iniciadas em dezembro, segundo a Administração, com investimentos da ordem de R$ 800 mil. Os recursos são da Rumo Logística, que administra a linha férrea em contrato de concessão firmado com o Estado. 

De acordo com a Sectur, trata-se da maior intervenção de restauro já realizada no prédio, inaugurado em 1912. 

O governo municipal pretende ocupar o imóvel com um museu ferroviário e outras atrações culturais que já tomavam o espaço desde o fim do transporte de passageiros. As repartições internas passaram a ser usadas por um cineclube, exposições, performances e apresentações teatrais. Manifestações que tornaram o imóvel conhecido como “Estação Cultura”. 

As deficiências estruturais – e principalmente o desabamento da cobertura sobre a antiga plataforma de embarque, no ano passado – suspenderam as atividades culturais, e o prédio permanecia rodeado de tapumes há meses. 

O projeto de reforma, para ser executado, precisava da aprovação definitiva dos organismos setoriais que cuidam do patrimônio histórico. A aprovação chegou e as primeiras intervenções começaram no final de dezembro. 

A obra prevê prospecção, limpeza, lavagem e raspagem nas paredes para a identificação de cores originais, antes da aplicação de um novo acabamento. O objetivo é resgatar o máximo possível de detalhes originais. 

RESTAURAÇÃO EM ANDAMENTO | Operários trabalham na estação ferroviária de Americana, que será recuperada

O presidente da Condepham (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Americana), Diego Bernardo, comemorou o restauro em comunicado da prefeitura. “Sem utilizar o dinheiro público, a Estação vai voltar a ser um ponto de referência na cidade”, avaliou. 

A Secretaria de Cultura informa que o governo municipal já investiu nas reformas do Teatro Municipal e do Observatório Municipal. 

Depois da estação, segundo a pasta, as atenções da área se voltam para as parcerias que devem tornar viável a revitalização do Casarão de Salto Grande e a Casa de Cultura de Hermann Müller. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também