Rebaixamento da represa de Salto Grande gera apreensão em Sumaré
O prefeito de Sumaré, Luiz Dalben (Cidadania), o deputado estadual Dirceu Dalben (PL) e vereadores de Sumaré se reuniram com representantes da CPFL Renováveis nesta quarta-feira (23) diante da possibilidade da redução da vazão do Rio Atibaia devido ao rebaixamento da represa do Salto Grande, em Americana.
O temor é de possíveis interrupções no abastecimento em Sumaré porque a medida, para redução na quantidade de aguapés, envolve a diminuição da vazão do Rio Atibaia, principal manancial de abastecimento de Sumaré.
“O Rio Atibaia é o responsável pelo abastecimento de cerca de 70% da nossa população, que é de mais de 280 mil habitantes. Não podemos correr o risco de sofrer com a falta d’água, principalmente pelo momento de pandemia que estamos enfrentando. Além disso, estamos no período de estiagem”, explicou Luiz Dalben.
Dirceu reiterou a preocupação do prefeito e dos vereadores. “Entendemos a importância deste projeto de limpeza e revitalização da represa em Americana, defendemos este projeto, mas as medidas não podem causar prejuízos à população, principalmente no que diz respeito ao abastecimento de água”.
O diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CPFL Energia, Rodolfo Sirol, e o gerente de Meio Ambiente da CPFL Renováveis, Daniel Daibert, que participaram da reunião, garantiram, segundo a assessoria de Dirceu Dalben, que Sumaré não sofrerá prejuízos no abastecimento de água, afirmando que a operação de rebaixamento do nível da represa contará com uma grande infraestrutura de bombas para que a captação no Rio Atibaia continue normalmente.
Afirmaram ainda que, a qualquer momento, havendo necessidade, a empresa poderá suspender a operação. Também participaram da reunião representantes da BRK Ambiental.
A reportagem não conseguiu contato com a CPFL.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Caminhada Rosa do Bem reúne milhares de pessoas em Americana
Evento chegou à 16ª edição com homenagem às mulheres que enfrentam o câncer de mama, soltura de balões biodegradáveis e oferta de 650 vagas para mamografias
Sítio do Pica-Pau Amarelo encanta gerações em Americana
Espetáculo reuniu cerca de 220 alunos da Escola Estadual Professora Maria Frizzarin, que deram vida aos personagens de Monteiro Lobato
Campinas recebe ação para conscientizar motoristas sobre segurança nas rodovias
Movimento Afaste-se será realizado na segunda-feira (19), no Largo da Catedral, com atividades educativas e orientações para prevenir acidentes com equipes em atendimento