A Diretoria da 48ª Subseção de Americana da Ordem dos Advogados do Brasil e sua Comissão do Direito das Pessoas com Deficiência e Acessibilidade realiza a 3ª edição do Pedágio de Conscientização nesta sexta-feira (20) em prol do Setembro Verde, instituído como o mês da luta pela inclusão social da pessoa com deficiência. A ação será das 14h às 16h, em frente à Prefeitura de Americana, localizada na Avenida Brasil, nº 85.
O objetivo da ação é chamar atenção da população para o respeito às vagas especiais de estacionamento às pessoas com deficiência e idosos.
“É um pedágio voltado para a gente conscientizar a sociedade sobre o uso das vagas especiais em estacionamentos tanto público quanto privado. Nesse dia nós vamos estar lá, a OAB de Americana, junto com outras entidades distribuindo a multa moral”, explica a advogada e presidente da Comissão do Direito das Pessoas com Deficiência e Acessibilidade.
Durante a ação do pedágio, vão ser entregues folhetos de “multas morais”, para que as pessoas abordadas possam “aplicá-las” quando se depararem com veículos estacionados em vagas especiais por pessoas que não atendem às exigências para esse direito.
“Nesse dia que a gente vai fazer o pedágio, as vagas que são utilizadas pelos carros das pessoas que não têm deficiência vão ser utilizadas, vão ser colocadas cadeiras de rodas nessas vagas, então a pessoa que chegar para estacionar o seu carro na vaga, vai ser surpreendida. Ela vai dar de cara com as cadeiras e com as frases que a gente sempre escuta quando utilizam as nossas vagas especiais, como: É só um minutinho; eu volto logo; desculpa, eu não vi que era uma vaga especial”, comenta Érica.