A CIA Finibus apresenta gratuitamente no domingo (27), às 19h, a peça “4:48 – Aos Pedaços”, com tradução simultânea de libras para pessoas surdas, com deficiência auditiva ou que se comuniquem com as Línguas de Sinais. A apresentação será no CEU das Artes, em Santa Bárbara d´Oeste.
A peça é uma adaptação dos cinco textos teatrais da escritora britânica Sarah Kane, que suicidou aos 28 anos. Os temas abordam questões psicológicas intensas, como depressão, suicídio, violência de gênero e a forma com que as pessoas com essas patologias são tratadas.
Para envolver o público de forma empática, os atores se utilizam de uma linguagem estética focada em signos, simbologia e expressão corporal. A ideia é trazer a devida urgência ao tema, e é por isso que a companhia, que está no cenário Americanense de artes há mais de 15 anos, contratou um tradutor simultâneo em linguagem de sinais.
“A tradução em libras é um recurso em que a companhia quis investir, uma vez que a acessibilidade comunicacional amplia o alcance da peça para um maior número de pessoas, trazendo mais debate e conscientização sobre esse tema, que ainda é considerado um tabu, mas é muito presente em nossa realidade”, explica Patrícia Claro, diretora da peça.
Segundo dados da OMS, 5,8% dos brasileiros, o equivalente a cerca de 11 milhões de pessoas, sofriam de depressão no país em 2022. É pensando nesse contexto que os textos teatrais foram adaptados para o espetáculo, para usar os espaços de arte para um momento de reflexão, conexão, e valorização da vida. O espetáculo “4:48 – Aos Pedaços” conta com dramaturgia e atuação de João Nalão, Patrícia Claro, Kamila Lopes, Éverton Gatti, Juliana Cruz e trilha sonora do grupo musical As Baías.
A classificação indicativa é de 16 anos. A entrada é gratuita e os ingressos serão disponibilizados conforme ordem de chegada. Serviço: Peça: 4:48 – Aos Pedaços (55 min) – com tradução simultânea de libras
Serviço:
Data: 27/10, às 19h;
Local: CEU das Artes – Av. Alonso Keese Dodson, Jardim das Orquídeas, Santa Bárbara d’Oeste;
Classificação Indicativa: 16 anos;