Americana tem 43.892 títulos de eleitores irregulares. Esse é o número de pessoas que não votaram no dia 6 de outubro e também não justificaram a ausência até o prazo limite, finalizado nesta quinta-feira (5).
Os eleitores que não justificaram agora só podem regularizar a situação mediante pagamento de multa no valor de R$ 3,51, por meio de Pix ou cartão de crédito. O processo é todo feito via internet, pelo site www.tre-sp.jus.br, buscando as opções “Atendimento online”, “Autoatendimento eleitoral” e “Multa Eleitoral”, respectivamente.
A única justificativa aceita será a dos eleitores que se encontravam fora do país, mas retornaram há menos de trinta dias.
Americana chegou às eleições de 2024 com 182.544 eleitores aptos para votar. No dia 6 de outubro, 133.006 (72,86%) compareceram e 49.538 (27,14%) não foram a nenhuma seção eleitoral. Entre os ausentes, apenas 5.646 buscaram justificar a ausência, ou seja, o município tem 43.892 títulos de eleitores irregulares.
Os eleitores que ficarem sem votar, justificar ou quitar a dívida ficam impedidos de ser nomeados para funções ou cargos públicos; obter passaporte ou carteira de identidade; inscrever-se em concurso público; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; obter empréstimo em bancos públicos, entre outras consequências.