Descarte de lixo na rede de esgoto é crime e causa transtornos em Santa Bárbara d’Oeste
A ação pode causar prejuízos significativos à saúde pública e ao patrimônio
O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Santa Bárbara d’Oeste realizou recentemente, uma ação de desobstrução na rede de esgoto da Rua Gabriel Pereira de Brito, no Jardim Dona Regina. A operação foi necessária devido ao descarte irregular de diversos objetos que provocaram o entupimento e o transbordamento do esgoto, causando mau cheiro e transtornos para os moradores da região.
Entre os materiais encontrados na rede, estavam lenços umedecidos, papel higiênico, pedras, tecidos e até uma peça de roupa íntima. A equipe do DAE (Departamento de Água e Esgoto), trabalhou na limpeza manual e utilizou um caminhão hidrojato para normalizar o fluxo de esgoto. Além disso, os técnicos relataram casos inusitados, como a retirada de um tapete e materiais de entulho da tubulação.
De acordo com o diretor-superintendente do DAE, Laércio Andia Júnior, o descarte irregular de materiais na rede de esgoto é um crime que pode causar prejuízos significativos à saúde pública e ao patrimônio. Ele reforçou que a tubulação e o sistema de tratamento são projetados apenas para dejetos humanos e água utilizada em atividades domésticas, como banho e limpeza.
“Materiais como fraldas descartáveis, garrafas pet, embalagens, absorventes, preservativos e restos de construção não são tratados pelo sistema de esgoto. Tudo que entra fora do previsto causa problemas, tanto no bombeamento quanto no tratamento”, explicou Laércio.
O diretor também destacou que os poços de visita, conhecidos como “bueiros”, são frequentemente utilizados de maneira indevida para o descarte de lixo e entulho, o que é totalmente ilegal. Ele alertou que qualquer pessoa flagrada cometendo esse tipo de ação pode ser responsabilizada por crime contra o patrimônio público.
O DAE reforça ainda, a importância da conscientização da população sobre o uso correto do sistema de esgoto. A orientação é que apenas dejetos humanos e água utilizada no banho, na pia da cozinha ou na área de serviço sejam descartados no sistema.
A autarquia pede à população que colabore, descartando o lixo de forma correta e cuidando para que os poços de visita não sejam usados como depósito de resíduos.

Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Santa Bárbara recebe Campanha de Doação de Sangue nesta terça-feira (3)
Ação ocorre no Lions Clube, das 9h às 12h, sem necessidade de agendamento
Santa Bárbara d’Oeste reúne quase 1,1 mil vagas de emprego em diferentes setores
Há oportunidades para jovens aprendizes, pessoas com deficiência e profissionais com diferentes níveis de escolaridade
Outubro Rosa oferece serviços de saúde e homenageia mulheres em Santa Bárbara d’Oeste
Programação no Centro de Referência em Saúde da Mulher incluiu rodas de conversa, atividades de bem-estar e o Desfile das Guerreiras