domingo, 24 novembro 2024

Remanejamento reduz número de mesários

Americana deve ter, dividido entre os dois cartórios eleitorais do município, 1.780 mesários para as eleições. A informação é do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo). Nas últimas eleições, em 2018, foram 2.137 mesários em Americana. 

Segundo o TRE-SP, a quantidade estimada de mesários para as eleições 2020 é de 1.580 em Hortolândia, 484 em Nova Odessa e 1.916 em Sumaré. A reportagem pediu, mas o órgão não informou a quantidade estimada para Santa Bárbara d’Oeste. 

De acordo com o TRE, até o início desta semana haviam se inscrito pela Internet para serem mesários voluntários 104 pessoas em Americana, 195 em Hortolândia, 32 em Nova Odessa e 184 em Sumaré. A campanha e as inscrições tiveram início no dia 13 deste mês. 

O TRE-SP destaca que “nesse número de voluntários não estão contabilizados mesários que já eram voluntários desde outras eleições e os que se inscreveram antes do início da campanha. Além dos voluntários há também mesários que são convocados”. 

A reportagem pediu ao TRE o número de mesários em eleições anteriores na região. O órgão informou que a informação poderia ser requisitada diretamente com os cartórios eleitorais por e-mail. O TodoDia fez o pedido, questionando também a quantidade de mesários disponíveis atualmente. 

O Cartório da 158ª Zona Eleitoral, na Vila Pavan, em Americana, informou que por conta das peculiaridades do sistema, não tem como filtrar os mesários por indicados e voluntários. Segundo o chefe, Márcio Natsuki Uchida, nas eleições de 2018 eram 992 mesários. Na de 2020, ele aponta que serão necessários 776 mesários. 

O outro cartório de Americana, da 384ª Zona Eleitoral, no Boa Vista, relatou que em 2018 foram convocados 1.135 mesários e que nas Eleições 2020 terão 1.004 mesários distribuídos em 251 seções (quatro mesários por seção: presidente, primeiro mesário, segundo mesário e secretário). 

“O decréscimo decorre do remanejamento de seções e do fato de não termos mesas receptoras exclusivas de justificativa em 2020 em cada local de votação. As justificativas serão recepcionadas via aplicativo”, explicou Fábio Siscari de Andrade, chefe do cartório. 

Os cartórios de Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara e Sumaré não responderam aos questionamentos da reportagem. No caso de Nova Odessa, o chefe do cartório, Rodrigo Fernando Gonçalves, disse à reportagem que não quer divulgar os números para não desincentivar as pessoas a serem voluntárias. 

CARTÓRIOS ELEITORAIS PROCURAM VOLUNTÁRIOS 

Todos os cartórios eleitorais da região vão precisar de voluntários para as eleições. Não só da região, mas do País. A afirmação é de Rodrigo Fernando Gonçalves, chefe do Cartório Eleitoral de Nova Odessa, da 292ª Zona Eleitoral. 

“Essa eleição tem duas particularidades que necessitam de voluntários. Não sabemos quem pode pegar coronavírus até a eleição, então a rotatividade vai ser maior. Outra coisa é que não saberemos quem dos mesários e voluntários é parente de candidato até segundo grau, o que não pode por lei. Então são duas incógnitas, duas dificuldades”, aponta. 

Rodrigo destaca que quem for membro de qualquer partido político também não pode se inscrever. Uma campanha com o médico Drauzio Varela começou a impulsionar a inscrição de voluntários. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também