Vereador de Nova Odessa denuncia vazamento de esgoto em coletor tronco da ETE Quilombo
Coden Ambiental confirmou ter identificado um entupimento na rede neste ponto, já consertado
Em uma postagem em suas redes sociais na última quarta-feira (20), o vereador André Faganello (Podemos) denunciou um possível vazamento de esgoto in natura do coletor tronco que leva os dejetos até a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo, em Nova Odessa.
A operação do sistema é de responsabilidade da Coden Ambiental, que por sua vez confirmou ter identificado um entupimento na rede neste ponto, já consertado (veja abaixo).
O vídeo
No vídeo, o parlamentar mostra o possível esgoto sem tratamento “brotando” do chão em uma área verde entre a Rodovia Astrônomo Jean Nicolini e o Ribeirão Quilombo – na mesma região onde passa a tubulação subterrânea. Do ponto indicado, o esgoto se mistura às águas de um pequeno córrego e escoa para o ribeirão.
“Registramos esgoto in natura brotando e sendo despejado diretamente no Ribeirão Quilombo. Esse grave problema já havia ocorrido anteriormente. Agora, infelizmente, a situação volta a se repetir”, escreveu Faganello no vídeo, captado no último dia 19 de agosto e postado no dia seguinte.
Área verde
No vídeo, o parlamentar caminha pela área verde afetada e reclamada do forte odor de esgoto presente no local. Segundo Faganello, o esgoto vazando estaria alcançando o Ribeirão Quilombo logo abaixo do ponto de entupimento.
Ele informa no vídeo que vai questionar a Coden e encaminhar o caso ao Ministério Público. Por fim, o próprio André Faganello identifica a possível causa do problema: um entupimento na rede.

O post
Prossegue o vereador no texto da postagem: “Estamos falando de um possível vazamento no emissário de esgoto, que deveria levar os dejetos até a estação de tratamento, mas está jogando tudo ao ar livre, contaminando o Ribeirão antes mesmo de ser tratado. Não podemos aceitar que crimes ambientais como esse sigam acontecendo, colocando em risco a saúde da população e do nosso meio ambiente”.
Faganello informa já estar “tomando providências e encaminhando a denúncia ao Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente, do Ministério Público Estadual) e demais órgãos competentes. A população merece respostas e soluções definitivas”.
Esclarecimentos da Coden
Em nota, a Coden Ambiental confirmou ter tomado conhecimento na terça-feira (20), “através de publicações em redes sociais, sobre a possível ocorrência de um vazamento de esgoto em área do Ribeirão Quilombo”.
“Imediatamente após ter ciência do fato, a empresa encaminhou uma equipe técnica para vistoriar o local. A inspeção inicial indicou a possibilidade de um entupimento na rede coletora”, confirmou a empresa municipal de Saneamento.
Na manhã de quinta-feira (21), a equipe retornou ao local para realizar os reparos necessários. “Confirmou-se que se tratava de uma obstrução em um trecho específico da tubulação. A manutenção corretiva foi realizada com sucesso ainda durante a manhã e o sistema já está funcionando perfeitamente”, completou a Coden.
Casos como este podem ser informados pela própria população à empresa através do seu plantão de atendimento, pelo 0800 771-1195, agilizando o tempo de resposta.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Vereador fala em risco de cassação de prefeito em impasse sobre projetos da oposição em Nova Odessa
André Faganello diz que pode recorrer ao Ministério Público caso a Prefeitura não cumpra a legislação
Nova Odessa prevê R$ 5,7 milhões para áreas municipais em 2027
Câmara apresentou 40 propostas, com quase R$ 3 milhões destinados à saúde
Fogos com estampido em ato político geram debate na Câmara de Nova Odessa
Vereadores criticaram a soltura dos artefatos em frente à Prefeitura e discutiram a aplicação da lei municipal
