A PM (Polícia Militar) de seis cidades da região de Americana receberá 25 novos veículos para reforçar a frota – entre os quais 21 viaturas e 4 motocicletas. Os carros foram apresentados ontem pelo Governo de São Paulo, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, e fazem parte de um pacote de 1.674 veículos adquiridos para a PM em todo Estado.
Na última quarta-feira (31), o vice-governador Rodrigo Garcia já tinha apresentado, em Campinas, outros 95 veículos, destinados a 11 cidades da área do CPI-2 (Comando de Policiamento do Interior – 2), que não incluiu as cidades da região de Americana. Agora, com a entrega de ontem, mais cidades da região foram contempladas.
O maior número de viaturas desse pacote de 25 veículos está sendo destinado às duas cidades mais populosas de região, Sumaré e Americana, que receberão oito viaturas cada uma, sendo duas delas motos.
Hortolândia receberá quatro viaturas, Santa Bárbara d’Oeste, três, enquanto Cosmópolis e Monte receberão um veículo cada uma. Segundo a PM, Nova Odessa não será contemplada nesta remessa de viaturas.
As cidades contempladas pela entrega de ontem são da área do CPI (Comando de Policiamento do Interior) 9, sediado em Piracicaba.
Na solenidade ontem, na Capital, o governador João Doria (PSDB) disse: “Nós já temos os melhores índices de segurança do País. Precisamos investir na sensação de segurança. E para isso é necessária a presença dos policiais, com os automóveis, as motocicletas, as bases comunitárias e as bicicletas elétricas. É isso que faz diferença na sensação de segurança”.
Para aquisição dos veículos, foram investidos cerca de R$ 122,9 milhões, além das 62 viaturas já entregues ao Corpo de Bombeiros com o custo de R$ 14,8 milhões.
“A viatura representa para a tropa uma ferramenta de trabalho. Ela é fundamental para a prontidão. Essas viaturas vão contribuir para que os nossos índices de criminalidade continuem baixando”, afirmou o Secretário de Segurança, general João Camilo Pires de Campos.
MODELOS
As novas viaturas incluem 1.226 carros dos modelos Spin e Trailblazer, 300 motocicletas e 148 Bases Comunitárias Móveis, que vão auxiliar e reforçar o policiamento preventivo e ostensivo em todo o território paulista.
A Capital recebeu 680 viaturas, sendo 498 carros dos modelos Spin e Trailblazer, 132 motocicletas e 50 Bases Comunitárias Móveis.
Os veículos entregues têm nova identidade visual, com cor predominantemente branca. As novas viaturas têm menos elementos gráficos, o que reduz os valores para aquisição e manutenção e permite substituição rápida quando necessário. “Não é mais pintura, é adesivagem. Isso torna mais fácil a recuperação dos veículos diante de qualquer acidente. Com isso, nós ganhamos cerca de dois dias no tempo de recuperação”, disse o governador.