sábado, 27 abril 2024

Elite da PM ganha unidade na região

Nove cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) passam a contar, a partir de dezembro próximo, com um considerável reforço no policiamento mais ostensivo. Os municípios de Americana, Santa Bárbara d´Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia, Monte Mor, Artur Nogueira, Cosmópolis e Engenheiro Coelho estão na área de abrangência de um novo Baep, o respeitado “Batalhão de Ações Especiais da Polícia”, cuja décima unidade no Estado será instalada até o final do ano em Piracicaba.

Serão mais de 250 homens no grupo, para cobertura de toda a região – onde residem mais de 1,2 milhão de habitantes. Considerado uma espécie de “nova Rota” dentro da PM, o Baep (que já possui unidade em Campinas) é uma equipe de elite da PM, similar ao policiamento de choque.

É uma tropa bem armada, capacitada para agir em casos mais complexos. A equipe terá capacitação especial para patrulhamento tático, gerenciamento de crises, negociação de reféns, além de busca e localização de artefatos explosivos.

“O Baep terá equipes para ações imediatas, sempre que necessário o apoio ao policiamento de área”, informou o major José Antônio Golini, indicado para ser subcomandante da unidade piracicabana. “O treinamento é o nosso diferencial”, explica. O anúncio da instalação do Baep em Piracicaba foi feito pelo governador João Doria, em agosto. Segundo ele, o batalhão será formado por mais de 250 policiais. Mas a estrutura da equipe não se limita ao material humano.

O governo equipou o Baep com armas modernas, 30 viaturas e três unidades de Canis (equipes com cães), que vão ter sedes na própria Piracicaba, além de outras duas em Sumaré e Rio Claro. Para entrar efetivamente em operação, o grupo especial só precisa definir a localização da sede, em prédio a ser cedido pela Prefeitura de Piracicaba.

A ÁREA COBERTA

Os municípios atendidos pelo Baep de Piracicaba integram as regiões dos BPMIs (Batalhões de Polícia Militar do Interior). O tenente-coronel Carlos Eduardo Fanti, comandante do 48º BPMI (sediado em Sumaré), disse que o novo batalhão chega para aprimorar serviços públicos essenciais: rádio-patrulhamento, ronda escolar, policiamento com bicicletas, atendimento em bases comunitárias móveis, entre outros.

O deputado estadual Dirceu Dalben, do PL de Sumaré, afirma que o policiamento ostensivo do Baep fará frente a organizações criminosas poderosas, envolvidas em roubos e tráfico de drogas. Atualmente, no Estado, o batalhão já conta com unidades funcionando em Campinas, Santos, São José dos Campos, São Bernardo do Campo, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Barueri, São Paulo/ Zona Leste e São Paulo/Centro. No final do ano está marcada a inauguração das unidades de Piracicaba e de Ribeirão Preto.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também