TV AO VIVO
TODODIA 24 de outubro de 2026
CAPACITAÇÃO

Palestra sobre trabalho temporário reúne profissionais de RH em Cosmópolis

Evento gratuito promovido pela empresa A Executiva, com apoio da ACICO e da Prefeitura, destacou vantagens e desafios da contratação temporária

Compartilhar WhatsApp Facebook
O evento foi realizado no auditório da Associação Comercial e Industrial de Cosmópolis (ACICO). Foto: Thayla Nogueira/TV TODODIA

Profissionais de Recursos Humanos de empresas de Cosmópolis e região participaram, nesta quarta-feira (22), de uma palestra sobre o trabalho temporário. O encontro foi realizado no auditório da Associação Comercial e Industrial de Cosmópolis (ACICO), com organização da empresa A Executiva e apoio da Prefeitura.

Entendimento e legislação
O diretor do Sindeprestem, Edmilson Formentini, conduziu a apresentação e destacou as vantagens e cuidados na contratação de trabalhadores temporários, além das diferenças em relação à terceirização. “Falamos sobre o trabalho temporário, as vantagens para as empresas e as precauções que o tomador deve ter. É uma atividade formal, prevista em lei desde 1974”, explicou.

Segundo ele, muitas empresas ainda desconhecem os benefícios desse tipo de contrato, que pode ajudar a suprir a falta de mão de obra e impulsionar a economia local. “Mais gente trabalhando significa mais consumo e mais receita para o município”, acrescentou.

Continua após a publicidade

Desafios do mercado de trabalho
Durante a palestra, também foram discutidas as dificuldades enfrentadas pelos setores de Recursos Humanos, especialmente na contratação de profissionais. “Hoje, o grande problema é achar mão de obra. Muitos candidatos têm medo de perder benefícios do governo, e a gente esclarece que é possível trabalhar formalmente sem perder o direito a eles”, afirmou Formentini.

Atualização profissional e fortalecimento do setor
Para os participantes, o encontro foi uma oportunidade de aprendizado e atualização. A analista de RH Elisângela de Lemos Silva, da empresa Fiação São Paulo, elogiou a iniciativa. “Adorei, foi muito proveitoso. A gente pôde entender melhor o trabalho temporário e levar esse conhecimento para aplicar dentro da empresa”, contou.

A ação faz parte de uma parceria entre A Executiva, a ACICO e a Prefeitura de Cosmópolis, que busca fortalecer o setor produtivo e incentivar a geração de empregos formais no município.

Continua após a publicidade

Esta matéria foi útil para você?

Thayla Nogueira Repórter do TODODIA.
ver matérias ›

Newsletter TODODIA

As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.

Ao se inscrever você concorda em receber a newsletter diária do TODODIA. Cancele quando quiser, com um clique no rodapé do e-mail. Política de privacidade.