domingo, 28 abril 2024

Trecho de Americana é uma das prioridades do futuro Trem Intercidades

A prioridade da Secretaria de Estado dos Transportes Metro­politanos para viabilizar o cha­mado Trem Intercidades será dos trechos entre São Paulo e Campinas e de Campinas a Americana.

A definição foi dada ontem pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Bal­dy, após conhecer alternativas técnico-financeiras para o pro­jeto, apresentadas ontem em reunião por membros do BID (Banco Interamericano de De­senvolvimento).

A implantação do Trem In­tercidades, projeto do gover­no para ligar as regiões de Campinas, Vale do Paraíba, Baixada Santista, Sorocaba e São Paulo através da malha fer­roviária paulista, terá recursos viabilizados por meio de parce­ria público-privada.

A previsão da Secretaria é de que em breve seja assina­do um termo de cooperação com o BID, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Ter­restres) e o Ministério da In­fraestrutura.

Segundo Baldy, a priorida­de serão os trechos São Paulo­-Campinas, Campinas-Ame­ricana, mas ele destacou que também serão retomados os estudos relativos aos proje­tos das regiões de São José dos Campos, Sorocaba e Santos.

“Hoje o trajeto da estação Barra Funda, passando por Jun­diaí, até Campinas, é o que está mais adiantado. Desejamos traçar um cronograma de ações até 10 de fevereiro, junto com o Governo Federal, para que con­sigamos publicar o edital de li­citação ainda neste ano.”

O trecho Jundiaí-Campi­nas será compartilhado em duas linhas já existentes. Para chegar a Americana, será ne­cessária a construção de uma linha exclusiva para passa­geiros no trecho, como infor­mou em dezembro o diretor Regulatório e Institucional da Rumo Logística Operadora Multimodal S.A, que opera a ferrovia, Guilherme Penin.

Dos 137 quilômetros de ex­tensão do trecho da linha São Paulo-Campinas-Americana do Trem Intercidades, 83 km es­tão concedidos à Rumo Logísti­ca, e 54 km à MRS Logística.

Nos próximos meses deve ser definida a modelagem técnico­-financeira a ser adotada. “Bus­caremos a modelagem mais rápida, mais eficiente e que ofe­reça um transporte de melhor qualidade com menor preço aos passageiros”, afirmou.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também

Preocupações com a Economia do Brasil

LUTANDO CONTRA A INTOLERÂNCIA