domingo, 29 setembro 2024

Americana investe R$ 2,9 milhões

A Prefeitura de Americana está investindo R$ 2,9 milhões na troca e expansão da iluminação pública. O trabalho teve início na região do bairro Cidade Jardim e vai chegar à Praia Azul nesta primeira fase. As outras áreas do município receberão o investimento aos poucos, segundo a prefeitura. Os recursos são provenientes da arrecadação do município com a CIP (Contribuição de Iluminação Pública).
De acordo com a Sosu (Secretaria de Obras e Serviços Urbanos), as lâmpadas convencionais serão substituídas pela iluminação de LED (sigla em inglês que significa Diodo Emissor de Luz), visando promover economia, durabilidade e mais qualidade para a iluminação pública.
A instalação das lâmpadas começou dia 13, na Rua das Petúnias, na Cidade Jardim. As próximas etapas do projeto contemplam a substituição de todas as luminárias de vias públicas da região da Praia Azul, com previsão para início em 60 dias.
O secretário da Sosu, Adriano Alvarenga Camargo Neves, informou que, além da substituição da iluminação, haverá a ampliação do serviço para algumas regiões. “Há regiões da cidade que não possuem iluminação e já vão passar a ter com o equipamento de LED”, disse o secretário.
O secretário de Planejamento, Cláudio Amarante, destacou que as lâmpadas vão permitir um aumento na capacidade de investimento. “Por terem uma duração maior e serem mais econômicas, as lâmpadas de LED permitem que o arrecadado com a CIP possa se voltar cada vez mais para este investimento. O grande mérito de um projeto como este é que a iluminação pública melhor gera dignidade e aumenta a segurança”, afirmou.
Amarante destacou ainda a durabilidade do material, pois a vida útil do equipamento é maior; o equipamento atual é de vapor de mercúrio e de vapor de sódio. “Mesmo acesa, a luz perde em eficiência ano a ano. O equipamento de LED dura mais tempo com alto potencial de eficiência”, destacou o secretário.
O prefeito, Omar Najar (MDB) lembrou ainda que o investimento foi possível depois da regularização da CIP e que vai colocar a cidade em outro patamar. “Tudo isso ocorre depois de um longo período de planejamento. Com a CIP, temos recursos garantidos para investimentos futuros e o LED nos deixará com outro aspecto, tanto visual, quanto em questões como segurança”, garantiu.
A responsável pelo serviço é a empresa SRE Engenharia e Construções, com prazo de 12 meses para a conclusão. O projeto de iluminação foi aprovado pela CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz).
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também