Santa Bárbara d’Oeste será contemplada no programa “Vida Longa”, da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), com 28 casas voltadas a idosos em situação de vulnerabilidade social. O convênio será assinado nesta terça-feira (15) pelo prefeito Denis Andia (PV). As unidades serão construídas em uma área da prefeitura no bairro Cândido Bertini. O valor a ser investido não foi informado.
De acordo com informações da prefeitura, os imóveis do programa são projetados com parâmetros de acessibilidade e segurança, com barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, alarmes de emergência sonoros e luminosos, piso antiderrapante, entre outros. As moradias têm cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e área de serviço.
O público-alvo do programa são as pessoas com 60 anos ou mais, que preferencialmente sejam sozinhas, expostas à situação de vulnerabilidade em razão de vínculos fragilizados e risco social e sem acesso à moradia. Como requisito, os idosos beneficiários não podem ter renda que ultrapasse dois salários mínimos, devem residir há pelo menos dois anos no município, além de terem autonomia para realizar tarefas diárias.
Haverá ainda espaço comum para convivência e lazer, com salão com refeitório e área para assistir televisão, área com churrasqueira e forno à lenha, aparelhos para atividade física, mesa de jogos, bancos de jardim, horta elevada e paisagismo.
O vereador Joel do Gás (PV) comemorou o anúncio nas redes sociais e disse que fez parte da escolha da área. “No ano passado, o prefeito assinou pra entrar no programa do Estado, e na época falei com o prefeito para que fizesse essas casinhas nessa região. Uma área que estava desocupada e tem o tamanho que precisava. Vai ficar muito bom, porque é próximo do Centro Dia do Idoso”, disse.
Ainda não há informações sobre a abertura de inscrições para o programa habitacional.
NOVA ODESSA
Outra cidade que anunciou avanços na área de habitação na região foi Nova Odessa.
Nesta segunda-feira (14), o prefeito Bill de Souza (PSDB) esteve em reunião na sede da CDHU em São Paulo e informou nas redes sociais avanços nas tratativas para a construção de 100 unidades habitacionais na cidade ao lado do Sesi, no Jardim das Palmeiras. “Vamos ajudar as famílias que mais precisam”, disse.