Funcionários do São Vicente destacam impactos da escala 5×2 em Nova Odessa
A loja da Avenida Ampélio Gazetta também passou por alteração em seu horário de funcionamento
Para mais de 160 colaboradores do Grupo São Vicente de Nova Odessa, a semana começou de forma diferente. A unidade da Avenida Ampélio Gazetta iniciou, na segunda-feira (2), a implantação da escala de trabalho 5×2, que garante duas folgas semanais aos funcionários.
A mudança mantém a carga horária semanal e os salários dos colaboradores, ao mesmo tempo em que busca proporcionar mais equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Mais tempo para a família e compromissos pessoais
Para Joyce Santos De Palhares, coordenadora de caixa e colaboradora da rede há mais de dez anos, a nova escala atende a uma expectativa antiga dos trabalhadores. “Um dos pontos mais importantes é poder aproveitar mais o tempo com a família, aniversários e compromissos que antes muitas vezes deixavam de ser marcados por causa da falta de tempo. Com a escala 5×2, isso se torna um ponto muito positivo não só para o colaborador, mas também para a vida pessoal. É algo extremamente positivo, que permite trabalhar com mais felicidade e alegria. Foi muito bom.”
Segundo a empresa, o novo modelo proporciona maior previsibilidade na jornada de trabalho, favorecendo a organização da rotina e ampliando o tempo disponível para lazer, convivência familiar e cuidados com a saúde.
Planejamento do dia a dia
Maria Bazanella, operadora de caixa da unidade há quatro meses, afirma que a mudança facilita a organização das atividades fora do ambiente profissional. “Ao sair do trabalho, a gente já fala que assume outro ‘CPF’, o de dona de casa. A rotina inclui almoço e jantar, e a gente se organiza. Já temos uma escala com horário definido de entrada e saída, o que facilita a programação. Com isso, dá para se programar melhor para consultas médicas, dentista e também para sair com os amigos na folga, sem atrapalhar o horário de serviço.”
Além da implantação da nova escala, a loja também alterou o horário de funcionamento. Desde 31 de maio, a unidade voltou a encerrar as atividades aos domingos às 20h.
De segunda a sábado, o atendimento ocorre das 7h às 22h. Aos domingos, o funcionamento é das 7h às 20h.
Sem redução salarial
De acordo com Maíra Honório, gerente executiva de Gente e ESG do Grupo São Vicente, a implantação da escala não provocou redução salarial nem alteração na carga horária dos colaboradores. “É muito positivo ter uma folga a mais, porque os trabalhadores têm mais tempo para ficar com a família, se cuidar, ir ao médico, acompanhar o filho na escola ou em alguma atividade. Esse tempo também pode ser usado para fazer cursos e continuar o desenvolvimento profissional. Enfim, são muitas as coisas positivas que esse dia a mais tem proporcionado.”
A empresa informou que continuará acompanhando indicadores como turnover, absenteísmo e desempenho operacional para avaliar a possibilidade de ampliar o modelo para outras unidades da rede.
Debate nacional sobre a jornada de trabalho
A implantação da escala 5×2 ocorre em meio às discussões nacionais sobre mudanças na jornada de trabalho. Em maio, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala 6×1 e estabelece jornada de 40 horas semanais, distribuídas em cinco dias de trabalho e dois de descanso, foi aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados.
O texto segue agora para análise do Senado Federal, onde deverá passar pelas comissões temáticas e ser votado em dois turnos no plenário. Para aprovação, serão necessários ao menos 49 votos favoráveis dos senadores. Caso ocorram alterações significativas no conteúdo da proposta, ela deverá retornar à Câmara para nova apreciação.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Nova Odessa prevê R$ 5,7 milhões para áreas municipais em 2027
Câmara apresentou 40 propostas, com quase R$ 3 milhões destinados à saúde
Fogos com estampido em ato político geram debate na Câmara de Nova Odessa
Vereadores criticaram a soltura dos artefatos em frente à Prefeitura e discutiram a aplicação da lei municipal
Chuva faz parte de obra na Avenida Ampelio Gazzetta ceder em Nova Odessa
Secretaria de Obras da Prefeitura atribui novos problemas ao grande volume de água que chegou ao Córrego Capuava no domingo (25)
