O WhatsApp lançou nesta segunda-feira (15) um novo recurso que permite transferir dinheiro e fazer compras em estabelecimentos por meio do aplicativo de mensagens, com a proteção da plataforma Facebook Pay.
Em um primeiro momento, a novidade estará disponível para clientes do Banco do Brasil, Nubank e Sicredi, que têm cartão de crédito ou débito das bandeiras Visa e Mastercard.
As transações serão processadas pela Cielo e não preveem custos para consumidores e pessoas físicas. Já as empresas terão de arcar com uma taxa por transação recebida (veja no quadro ao lado). As pequenas empresas são um dos principais focos do lançamento.
O Brasil é o primeiro a permitir transações do tipo pelo aplicativo. Mais de 120 milhões de pessoas usam o WhatsApp no País. “Estamos facilitando o envio e o recebimento de dinheiro, como o compartilhamento de fotos”, disse Mark Zuckerberg, executivo-chefe do Facebook, proprietário do WhatsApp.
“Mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas movimentam a economia brasileira, e já é muito comum mandar um zap a essas empresas para tirar dúvidas sobre produtos e fazer pedidos. Com o recurso de pagamentos no WhatsApp, além de ver os produtos no catálogo, os clientes também poderão fazer o pagamento sem sair do WhatsApp. Ao simplificar o processo de pagamento, esperamos ajudar a trazer mais empresas para a economia digital e gerar mais oportunidades de crescimento”, diz o comunicado do Whatsapp.
Para utilizar a ferramenta, o usuário precisa cadastrar seu cartão na Facebook Pay e cadastrar uma senha numérica (PIN) de seis dígitos como proteção.
Também é possível usar biometria, como leitor de digitais e reconhecimento facial, para autorizar transações. Para receber o dinheiro, o contato precisa estar cadastrado no Facebook Pay.