O protocolo, por enquanto, é válido para a Copa do Brasil e estabelece que só pessoas com teste negativo para covid-19 ou vacinados plenamente poderão estar nos estádios
A CBF (confederação Brasileira de Futebol) divulgou nesta segunda-feira à noite (16) seu protocolo para a volta ao público aos estádios de futebol em meio à pandemia de coronavírus. O documento estabelece regras que restringem grandes diferenças de percentual de torcidas nos mata-matas e veta fãs se um dos times não puder recebê-los.
Mas o retorno do público depende de aval de autoridades sanitárias na Copa do Brasil, e de novo Conselho dos clubes, no Brasileiro. No Estado de São Paulo, os estádios voltarão a ter público em novembro.
O protocolo da CBF estabelece que só pessoas com teste negativo para covid-19 ou vacinados plenamente poderão estar nos estádios. Uma novidade é que será permitido o uso de testes de antígeno, além do RT-PCR. Os exames terão de ser feitos 48 horas antes do jogo.
Para os mata-matas, a CBF estabeleceu que pode haver público com autorização dos dois Estados onde haverá jogos. Neste caso, a diferença entre o percentual de público máxima será de 15%, independentemente da regra de cada lugar.
Em uma hipótese: se um time só puder receber 15% de torcedores, o seu rival só poderá vender 30% dos ingressos mesmo que tenha autorização para público maior. Só serão permitidas torcidas mandantes para evitar o deslocamento de público visitante. As regras, por enquanto, são válidas para a Copa do Brasil.
“A adoção deste protocolo, que viabiliza o retorno do público aos estádios, está sujeita à aprovação do mesmo nos respectivos Conselhos Técnicos (em reuniões extraordinárias) nas competições que promovem este encontro, a saber: Brasileirão Assaí 2021 (Série A), Campeonato Brasileiro Série B 2021 e Campeonato Brasileiro Série C 2021. A decisão sobre a aplicabilidade nas demais competições será da DCO/CBF.”, afirmou a confederação.
Veja as principais regras previstas no protocolo:
- Será permitida apenas a presença da torcida do clube mandante a fim de se evitar deslocamentos de torcedores de outras localidades.
- Para a venda de ingressos e o acesso ao estádio, os clubes devem elaborar e apresentar planos operacionais atualizados, já considerando este protocolo.
- O protocolo considera a situação epidemiológica de cada localidade sede dos estádios onde serão realizadas as partidas, sempre em consonância com as autoridades sanitárias locais.
- Seguem em vigor as recomendações de distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos, além da exigência de realização de testes laboratoriais para a detecção da COVID-19 e de vacinação plena dos torcedores.
Taxa de normalidade
- A taxa de normalidade Covid-19 é uma pontuação que pode ser usada como um critério para o momento ideal para o retorno do público nos estádios com segurança. Essa pontuação considera seis parâmetros da pandemia no município:
- Taxa de Incidência (casos novos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias)
- Tendência da taxa de casos novos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias
- Mortalidade por Covid-19 por 1.000.000 habitantes nos últimos 14 dias
- Tendência da taxa de mortalidade por 1.000.000 habitantes nos últimos 14 dias
- Letalidade de Covid-19 (global)
- Percentual da população plenamente vacinada contra SARS-CoV-2